fbpx

Compartilhar

Vaga Viva | Projeto de Instalação de Parklet

PROJETO

A construção de uma área de convivência no local de duas vagas de carros. Um espaço democrático, que vai promover o acesso à leitura e a circulação cultural. No lugar de duas vagas de carros, um ambiente agradável, com biblioteca comunitária, wi-fi, carregadores de celular e mobiliário urbano.

O projeto prevê: construção de dois parklets em duas cidades de São Paulo ou dois pontos de São Paulo, manutenção pelo período de 1 ano e evento de inauguração (sarau de poesia, Dj + estrutura de som e luz, assessoria de impressa e divulgação em mídias sociais e registro fotográfico e audiovisual)

Os estabelecimentos que têm parklet em frente aumentam em 14% o desenvolvimento local e as vendas. Em um dia, 2 vagas recebem 40 carros, enquanto 1 parklet recebe até 400 pessoas.

 

 

 

O QUE É UM PARKLET?

O termo “parklet” foi usado pela primeira vez em 2005, na cidade de São Francisco, Estados Unidos. O movimento se propôs a questionar a ocupação de espaços públicos, com a construção de uma área de convivência no local de vagas de carro. Desde então, disseminou-se pelos EUA e por toda a Europa.

A regulamentação do modelo de intervenção urbana dos parklets fomentou a implantação de inúmeros miniparques urbanos. Hoje, na cidade de São Paulo, existem cerca de 95 parklets.

LOCAIS DE IMPLANTAÇÃO

O patrocinador terá livre escolha do local do Vaga Viva, em cidades de São Paulo que possuem legislação para implantação de parklets (São Paulo e Jundiaí), ou outras, onde há abertura para tramitar (ex.: Campinas, Sorocaba, Limeira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Paulínia, Americana).

O design, a arquitetura e os materiais do parklet  serão  desenvolvidos de acordo  com a marca  do patrocinador. Serão  propostas duas  linhas criativas, após diagnóstico dos elementos da marca.

 

Outubro 2018

 

Mais de uma centena de pessoas acompanham inauguração do Parklet/Caedu em Sorocaba

No último dia 16 de Outubro, moradores de toda a região, com destaque para a presença de muitos universitários, conferiram a entrega de mais um projeto PROAC/LS em benefício da comunidade. Durante um ano, a população terá acesso à biblioteca comunitária e à disposição tomadas de energia solar (para carregamento de celulares e notebooks).

A inauguração do primeiro Parklet contou com:

  • Palestra “Cultura e Urbanismo”, por Denise Assumpção;
  • Música Ambiente com DJ GabO
  • “O Menor Sarau do Mundo”, por Giovani Bafoo

A área de convivência fica na Rua da Penha, 1176, no Centro de Sorocaba. O segundo Parklet previsto no projeto deverá ser inaugurado no início de 2019.

 

Clique na imagem para ampliar:

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Compartilhar