Compartilhar

SOBERP – Sociedade Beneficente Evangélica de Ribeirão Preto

 

A SOBERP – Sociedade Beneficente Evangélica de Ribeirão Preto é uma Associação Civil sem fins lucrativos, não denominacional, criada em 1986 quando algumas pessoas lideradas pelo Pr. José Remígio Fernandes Braga, da Igreja Evangélica Congregacional da Rua Barão do Amazonas, decidiram cumprir o imperativo bíblico da propagação do Evangelho de Jesus Cristo de modo mais efetivo, através da prestação de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Programa aprendiz
O Programa tem como foco capacitar e inserir adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

Programa voluntário
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

 

 

A SOBERP foi criada em 1º de maio de 1986 no município de Ribeirão Preto como entidade civil sem fins lucrativos, aabrigar todas as obras sociais desenvolvidas pelo corpo evangélico de Ribeirão Preto.

A primeira Unidade implantada foi a Creche Rev. Napoleão Pereira Lins, que iniciou suas atividades em 1986, criada quando a liderança da Igreja Evangélica Congregacional (I.E.C.) do Ipiranga detectou a inexistência de atendimento social para a primeira infância (trabalho preventivo) na região. Começou funcionando na sede da própria Igreja, atendendo a 60 crianças.

Em 2002 foi implantado o Programa de Aprendizagem “Clubinho”, programa este que tem beneficiado adolescentes através da oferta de cursos de formação e capacitação profissional, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho dignamente, revertendo o quadro de pobreza, desigualdade e exclusão social a que estavam submetidos. Muitas outras mudanças ocorreram com o passar dos anos.

Em 2008, a Creche Rev. Napoleão Pereira Lins encerrou suas atividades temporariamente, até que a SOBERP conseguisse verba para adequar as instalações às novas políticas de educação da Prefeitura. Depois de dois anos fechada e após intensa negociação, a Creche, inteiramente reformada, foi reinaugurada em Fevereiro de 2010, sob a responsabilidade legal da instituição CRECEI – Centro Renovado Cristão de Ensino Integral. Em dezembro de 2016 a Unidade Vida Nova com atendimento nos serviços de creche e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos encerrou suas atividades, permanecendo o Programa de Aprendizagem Clubinho na nova sede na Rua Guarujá, n.º 84 – Jardim Paulista.

 

 

A Lei da Aprendizagem determina que as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.

A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho.

Em dezembro de 2016 a Unidade Vida Nova com atendimento nos serviços de creche e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos encerrou suas atividades, permanecendo o Programa de Aprendizagem Clubinho na nova sede na Rua Guarujá, n.º 84 – Jardim Paulista. Oferecendo aos adolescentes a oportunidade de capacitação e orientação profissional, visando prepará-los para inserção no mercado de trabalho, estimulando a autonomia e o protagonismo.

 

OBJETIVOS

Capacitar, preparar e inserir adolescentes e jovens de 14 a 18 anos no mercado de trabalho, proporcionando o desenvolvimento de competências básicas e profissionais contribuindo para a melhora da autoestima, criatividade, responsabilidade e ética.

O resultado dos nossos esforços é a inclusão do adolescente no mercado de trabalho, contribuindo para um futuro melhor e com possibilidades de transformação social.

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.Campos obrigatórios *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>