fbpx

Compartilhar

São Bernardo Vôlei Feminino

sao-bernardo1

 

O Vôlei

São Bernardo e a cidade do Campo apresenta tradição na modalidade e excelente estrutura para grandes eventos esportivos. Há mais de 10 anos, o vôlei é umas das principais atrações esportivas da cidade

Recebemos recentemente grandes eventos esportivos internacionais de voleibol: o Grand Prix Feminino de Voleibol, a Liga Mundial de Voleibol Masculina, além da Final da Superliga Masculina, movimentando mais de 5 mil expectadores em cada evento.

Por abrigar grandes eventos do vôlei e outras modalidades no Ginásio Poliesportivo, recebemos o título de Capital do Esporte no Brasil

Equipe Feminina

O projeto feminino do São Bernardo Vôlei começou em 2006. Desde então, o time está entre os quatro  melhores do estado e, entre os 08 melhores times do Brasil.

  • A equipe de São Bernardo do Campo tornou-se celeiro de novos talentos para o cenário brasileiro
  • Na temporada 2010/2011, o Banco BMG tornou- se o patrocinador master da equipe, dando o nome à equipe BMG/São Bernardo
  • Desde a temporada 2011/2012 adotou-se o nome São Bernardo Vôlei para a nova formatação do projeto

 

volei-feminino

Peneira do São Bernardo Vôlei Feminino seleciona atletas para a temporada 2019.

São Bernardo do Campo –  O projeto São Bernardo Vôlei Feminino realizou no último final de semana a seletiva para formação das equipes SUB 17 e SUB 19. Mais de cem atletas (federadas ou não) participaram das avaliações no Ginásio do Baetão, em São Bernardo do Campo.

“Foi uma peneira bem interessante. Foram cinco jogadoras selecionadas da equipe mirim do projeto Cidade do Vôlei para o sub 17 do São Bernardo Vôlei, além de outras seis atletas que são da região e vieram de outros clubes. Já no sub 19 selecionamos oito garotas de fora da cidade e também da região, pois já tínhamos uma base desta temporada que vamos manter”, contou o treinador Flávio Aniceto.

Temporada 2018 São Bernardo Vôlei Feminino

SUB 21: quarto colocado na série prata do paulista; vice-campeão dos jogos regionais e vice-campeão dos jogos abertos do interior;
SUB 19: vice-campeão da série prata do campeonato paulista. Na última semana a equipe do técnico Flávio Aniceto acabou perdendo a final da categoria para o SESI-Bauru;
SUB 17: terceiro lugar da série prata do campeonato paulista.

SUB 21 do São Bernardo Vôlei decide terceiro lugar na Série Prata.

A equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei fez a semifinal da Série Prata do Campeonato Paulista diante do Funvic/Taubaté. Tanto no primeiro jogo (30.11), disputado em São Bernardo quanto no segundo duelo disputado nesta segunda-feira, 03.12, a equipe do técnico Milton Serra acabou perdendo por 3 sets a 0.

A equipe do ABC disputará o terceiro e quarto lugar da Série Prata do Estadual. Os duelos serão contra a equipe de Barueri e o primeiro jogo acontece nesta sexta (07), na casa das adversárias.

SUB 19 fez semi
A equipe do técnico Flavinho também foi para a semifinal da sua categoria. O primeiro jogo foi no dia 05.12 e garantiram a vitória por 3×0 contra o São José Volei.

SUB 17 vence a semi
O time do técnico Luizão venceu seu primeiro jogo da semifinal do Estadual por 3 sets a 2 diante do Funvic/Taubaté.

Equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei é vice-campeã dos Jogos Abertos.

São Bernardo do Campo (SP) – A equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei ficou com o vice-campeonato dos Jogos Abertos do Interior. No último sábado (24) a equipe comandada pelo técnico Milton Serra fez a grande final diante do Bradesco/Osasco, porém acabou sendo superada por 3 sets a 0, parciais de 13/25, 16/25 e 18/25.

“Não foi o resultado esperado, claro, porém a equipe de Osasco foi consistente e mereceu vencer. Parabéns à nossa equipe que lutou e valorizou muito esse vice-campeonato”, disse o treinador em suas redes sociais após a partida.

A equipe do ABC paulista chegou à final após na semifinal vencer a cidade de Araraquara por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/19 e 25/22. Na fase de classificação, o time venceu Jundiaí por 3 sets a 0, Valinhos por 2 sets a 1 e Avanhandava por 2 sets a 0.

Hora de virar a chave: finais da série prata

Nesta semana a equipe SUB 21 do São Bernardo Vôlei já tem outra decisão. Na próxima sexta-feira, 30 às 18h no Ginásio do Baetão, a equipe inicia a semifinal da Série Prata do Campeonato Paulista contra Taubaté. O segundo jogo será no dia 03 de dezembro às 20h na cidade de Taubaté, Vale do Paraíba. “Foco total nesta semana para essa reta final de temporada e finais do paulista”, finalizou Milton.

Equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei disputa os Jogos Abertos do Interior.

São Bernardo do Campo (SP) – A equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei disputa a partir desta segunda-feira, 19, a 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior na cidade de São Carlos, interior paulista.

O time do ABC paulista fez sua estreia nessa segunda-feira, 19, contra Valinhos, vencendo por 2 sets a 1 (na primeira fase dos jogos, são disputados apenas três sets). Os outros jogos serão definidos conforme tabela a ser divulgada pela comissão de organização dos Jogos Abertos a serem conferidos no link: http://jogosabertos.saocarlos.sp.gov.br/

Semifinal do Campeonato Paulista
Voltando de São Carlos a equipe do técnico Milton Serra já inicia os jogos da semifinal do Campeonato Paulista. O primeiro será no dia 30 de novembro às 18h no Ginásio do Baetão, em São Bernardo do Campo. A segunda e decisiva partida será no dia 03 de dezembro às 20h na cidade de Taubaté, Vale do Paraíba.

SUB 21 do São Bernardo Vôlei faz segundo jogo do playoff contra EC Pinheiros.

São Bernardo do Campo, 05 de novembro de 2018 – A equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei começou semana passada a disputa do playoff do Campeonato Paulista diante do EC Pinheiros, melhor time do estadual desta temporada.

O primeiro jogo aconteceu na quinta-feira passada, 1º de novembro no ginásio do Baetão em São Bernardo do Campo. Em um jogo acirrado e difícil, a equipe do técnico Milton Serra acabou perdendo por 3 sets a 0 para a equipe da capital.

Já o segundo duelo acontecerá no Ginásio Henrique Villaboim, dentro do EC Pinheiros na quarta-feira, 07 de novembro às 19h45. Caso o time de São Bernardo vença a partida, o duelo será disputado no Golden Set no mesmo local, após a partida convencional.

Crianças do projeto Vôlei Aprendiz da Cidade II prestigiam o duelo
Cerca de 100 crianças do projeto Vôlei Aprendiz da Cidade II estiveram no Ginásio do Baetão para torcer para a equipe de São Bernardo do Campo no duelo contra o EC Pinheiros. Após a partida, as crianças tiraram fotos e pediram autógrafo para as jogadoras e comissão técnica, demostrando assim a felicidade de estar em um jogo oficial da cidade.

SUB 19 também no playoff
A equipe SUB 19 comandada pelo técnico Flávio Aniceto começa no próximo dia 13 de novembro às 18h a disputa do playoff da categoria no Estadual contra o São Cristóvão/São Caetano. O segundo jogo será no meio do feriado, no dia 15 de novembro às 11h no Ginásio Rosalvito Cobra, em São Caetano do Sul. O sistema de disputa é o mesmo o SUB 21, dois jogos e, caso cada equipe vença uma das partidas, decisão pelo Golden Set.

SUB 21 do São Bernardo Vôlei conhece adversário da próxima fase do Paulista.

São Bernardo do Campo (SP) – A equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei conheceu nesta semana as adversárias da próxima fase do campeonato paulista da categoria. Terminada a primeira fase, o time do ABC paulista vai encarar o EC Pinheiros.

O primeiro confronto do playoff será no dia 1º de novembro às 18h no Ginásio do Baetão, em São Bernardo do Campo. O segundo duelo será na capital paulista no dia 7 de novembro às 19h45 e, caso necessite a disputa do golden set, o mesmo também acontecerá no mesmo dia.

Amistoso de preparação
Para dar ritmo de jogo à equipe, uma semana antes do início do playoff, o técnico Milton Serra levou as jogadoras para amistoso com o Clube Atlético Ypiranga. “Ficamos um tempo sem jogar, pois, finalizamos a fase de classificação no dia 05 de outubro, por questões de feitura da tabela por parte da Federação Paulista, e a fase regular só terminou no dia 20 de outubro. Então precisávamos jogar e surgiu essa oportunidade de jogar contra o time adulto do CAY que joga o campeonato do sindclube”, contou o treinador.

Milton gostou do que viu. O duelo contou com quatro sets – praxe nestes tipos de amistosos – e venceu as quatro parciais. “Para nós foi muito bom esse amistoso, que tinha uma característica de jogo diferente, com bastante variação de ataque que é uma das dificuldades da categoria SUB 21. Na nossa categoria o jogo é pegado, mas quando o adversário varia um pouco o ritmo de ataque isso dificulta o sistema defensivo e transições. Mas para nós foi muito importante por que trabalhamos exatamente esse sistema defensivo e contra-ataque em um treino antes do amistoso e conseguimos colocar em prática o que treinamos”, finalizou.

SUB 21 do São Bernardo Vôlei aguarda informações para sequência do campeonato.

São Bernardo do Campo (SP) – A equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei aguarda informações da Federação Paulista de Voleibol para dar sequência ao Campeonato Paulista da categoria. O time do ABC finalizou a participação na fase regular do torneio na última semana.

Algumas equipes do estadual só encerram os jogos no dia 19 de outubro, sendo assim, a fase quartas-de-final só acontecera a partir do dia 21 de outubro, com calendário e jogos a serem confirmados pela Federação Paulista de Voleibol.

Durante os próximos dias a comissão técnica do SUB 21 do São Bernardo Vôlei cuidará da parte física das atletas, em especial as que precisam de atendimento fisioterápico. Além disso, os treinos de quadra serão já visando as adversárias da próxima fase que está praticamente definida: o São Cristóvão/São Caetano.

São Bernardo Vôlei bate Funvic em Taubaté.

Na noite de sexta feira (28.09) as meninas craques do São Bernardo foram ate o CTI em Taubaté e conquistaram uma excelente vitória diante das talentosas meninas da Funvic Taubaté por 3×0.

“O jogo começou com um ótimo desempenho das duas equipes, sacando, atacando e principalmente defendendo, dando vários rallys, nosso time entrou totalmente focado principalmente no passe, assim conseguimos fazer com que a Levantadora trabalhasse bastante, seguimos nesse ritmo durante todo o jogo, é conquistamos a Vitória sobre a boa equipe de Taubaté.” Afirmou a oposta Carol ao Jornalzinho da Base.

Com o resultado, as meninas comandadas pelo treinador Luiz André, chegaram aos 17 PG no metropolitano sub 17.

SUB 21 do São Bernardo Vôlei faz clássico regional nesta terça-feira.

São Bernardo do Campo (SP) – A equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei faz nesta terça-feira, 18, às 18h clássico regional com o São Cristóvão/São Caetano pelo estadual da categoria.

Atual oitavo colocado do estadual, o time comandado pelo técnico Milton Serra tem onze pontos somados (quatro vitórias e oito derrotas), encara o vizinho São Caetano que é o segundo na tabela de classificação com vinte e sete pontos somados (dez vitórias em dez jogos até aqui).

Para quebrar a invencibilidade das adversárias, o São Bernardo contará com a torcida local para ser a sétima jogadora em quadra. “Sabemos que é um jogo diante de um time invicto, porém nossa equipe se inspira na estória de David e Golias e vamos com tudo em busca de um bom resultado”, avaliou o treinador.

Resultados da última semana
SUB 21
SBV 1 x 3 Pinheiros(24×26/25×20/21×25/14×25)

SUB 17
SBV 0x3 Bradesco(14×25/23×25/22×25)

Jogos desta semana 
18/09 SUB 21 no Ginásio do Baetão
SBV x São Caetano

22/09 SUB17 na cidade de Bauru
15h Sesi x SBV

SUB 21 do São Bernardo Vôlei conta com torcida para alavancar vitória no Paulista.

São Bernardo do Campo (SP) – Com jogos do Campeonato Paulista em casa nesta e na outra semana, a equipe feminina SUB 21 do São Bernardo Vôlei conta com a torcida local para reencontrar as vitórias neste returno da competição.

Em sétimo lugar na tabela de classificação, o time do técnico Milton Serra busca melhorar sua posição visando a próxima fase do torneio. No dia 12 de setembro às 18h o time da casa recebe o EC Pinheiros e no dia 18 de setembro, também às 18h, será dia de clássico regional, quando o time encara o São Cristóvão Saúde/São Caetano.

“Paralelamente aos jogos do estadual estamos em busca de verbas para o nosso outro objetivo com o projeto, de recolocar o vôlei feminino de São Bernardo de volta no cenário nacional, começando pela Superliga C. Esse seria um passo muito importante para o nosso projeto”, argumentou o técnico Milton Serra.

Resultados
SUB 21
São Bernardo Vôlei 0 x 3 Barueri (16×25/19×25/20×25)

SUB 19
São Bernardo Vôlei 3 x 0 São Caetano (25×19/25×21/25×12)

Próximos Jogos
12/09 SUB 21 – Ginásio do Baetão
18h São Bernardo Vôlei x Pinheiros

14/09 SUB 17 – Ginásio do Baetão
18h São Bernardo Vôlei x Bradesco

São Bernardo Vôlei segue preparação para segundo turno do Paulista SUB 21.

São Bernardo do Campo (SP) – A equipe feminina do São Bernardo Vôlei SUB 21 está treinando no Ginásio do Baetão visando o returno do campeonato paulista da categoria. O time do ABC paulista é o atual sexto colocado com 11 pontos somados.

No próximo dia 27 de agosto às 20h o time volta às quadras para encarar o Funvic/Taubaté na casa das adversárias, no Vale do Paraíba. O primeiro jogo em casa neste segundo turno será no dia 05 de setembro às 18h no Ginásio do Baetão.

A equipe comandada pelo técnico Milton Serra está, neste período sem jogo, em treinamento intensivo no Ginásio do Baetão. Com trabalhos específicos, o treinador busca dar ainda mais corpo para sua equipe nesta reta final de estadual.

SUB 17: perdeu o último jogo por 3 sets a 0 para o Corinthians (parciais de 19/25, 16/25 e 23/25).

SUB 19: venceu Guarujá por 3 sets a 1 (parciais 12/25, 25/23, 14/25 e 16/25) e perdeu por 3 sets a 2 para o SESI (parciais de 23/25, 25/16, 25/18, 18/25 e 12/15).

2º semestre promete bons jogos nas 3 categorias,
além de competições importantes e participações especiais

 

 

Confira os resultados da semana passada – 30/07 a 05/08

01/08 Sub 19 @ Baetão
São Bernardo Vôlei 3×2 Barueri
(17×25/25×12/18×25/25×20/15×13)

03/08 Sub 17 @ Baetão
São Bernardo Vôlei 0x3 São José dos Campos
(15×25/20×25/17×25)

05/08 Sub 17 @ Pinheiros /// Festival de Voleibol
São Bernardo Vôlei 0x1 Corinthians
São Bernardo Vôlei 1×0 Pinheiros
São Bernardo Vôlei 1×0 Ypiranga
São Bernardo Vôlei 2×3 Corinthians FINAL

O Sub 21 não tem jogo marcado ainda, mas no dia 02/08 aconteceu a reunião técnica da categoria na FPV
para agendamento dos Jogos do segundo turno. Em breve a confirmação da tabela estará no site da FPV.

Próximos jogos – 06/08 a 12/08
São 3 jogos importantes para o Sub 17 e Sub 19

08/08 Sub 19 @ Guarujá
18h00 GUA x São Bernardo Vôlei

10/08 Sub 17 @ Baetão
17h00 São Bernardo Vôlei x COR

10/08 Sub 19 @ Baetão
18h00 São Bernardo Vôlei x SES

Times do São Bernardo Vôlei voltam aos trabalhos

 

Depois do merecido descanso, os times do São Bernardo Vôlei voltaram aos trabalhos nesta segunda (23). Todas focadas nos próximos desafios. Confira!

Sub 17 – 10/08 @ São Bernardo – Baetão
São Bernardo Vôlei X Corinthians
Sub 19 – 08/08 @ Guarujá – C.E Din Domenico
Assoc. Realizar/Seela X São Bernardo Vôlei
Sub 21 – 02/08 @ São Bernardo – Baetão
São Bernardo Vôlei X Epson Barueri.

Na última semana de junho, as 3 categorias do projeto
São Bernardo
Vôlei participaram de vários jogos. Confira os resultados!

 

 

25/07 – Sub 17 @ Baetão
São Bernardo Vôlei 3×0 Diadema
25×14 / 25×18 / 25×15

27/06 – Sub 19 @ Baetão
São Bernardo Vôlei 3×0 São José dos Campos
25×16 / 25×22 / 25×18

28/06 – Sub 19 @ Bauru
Sesi 3×1 São Bernardo Vôlei
21×25 / 25×22 / 25×18 / 25×15

29/06 – Sub 17 @ Baetão*
São Bernardo Vôlei 0x3 Barueri
24×26 / 14×25 / 16×25

30/06 – Sub 21 @ Bauru*
São Bernardo Vôlei 2×3 Seleção Peru S18
25×23 / 22×25 / 25×22 / 21×25 / 17×19

A equipe do Sub 21 iniciou Julho com uma derrota. Veja as parciais:
01/07 – Sub 21*
São Bernardo Vôlei 1×3 Pinheiros
22×25 / 16×25 / 25×17 / 22×25

*Os últimos 3 jogos válidos pelo Torneio Internacional, promovido pelo Sesi/Bauru. A equipe Sub 21 foi comandada pelo Prof. Flávio.

Próximos passos:
As equipes Sub 17 e Sub 19 entram em recesso, se reapresentando dia 23/07.
O Sub 21 segue treinando, sem jogos nesta semana, com compromissos importantes de 09/07 a 13/07 – Os Jogos Regionais, classificatório para os Jogos Abertos do Interior, representando o Município de São Bernardo.

São Bernardo Vôlei Feminino no Campeonato Paulista.

 

Nesta terça feira (13) a equipe Sub 19 do São Bernardo Vôlei Fem enfrentou o Água Santa/Diadema no Baetão e levou a melhor, 3×1. Já a equipe Sub 21 do São Bernardo Vôlei Fem recebe o Bradesco nesta sexta feira (15) para mais um jogo importante.
Torça por nossas meninas!

 

Rodada do Campeonato Paulista

 

Na última quarta feira (16) a equipe do São Bernardo Vôlei Feminino enfrentou a equipe do SESI Bauru, no Baetão, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

Foi um jogo muito disputado e as meninas do SESI acabaram levando a melhor nas parciais – 25×23/15×25/17×25/21×25

 

Profissional experiente, Miltinho, técnico da equipe concede
entrevista para o Saque Brilhante, veja na integra

 

Hoje o projeto Saque Brilhante traz a entrevista do técnico Milton Serra. Atualmente ele é Técnico da equipe Sub 21 Feminina em São Bernardo do Campo, com formações em Educação Física pela USP em 1979, Especialização em Voleibol pela USP em 1980, Curso Nacional de Treinadores Nível IV em 2010.

Atua como Técnico de Voleibol desde 1978, ainda como estudante de Educação Física, e oficialmente, com registro na CBV e FPV, desde 1981. Passagens por todas as categorias e ambos os naipes, algumas passagens por seleções.

Vamos à entrevista:

O que te levou ao voleibol?
Na adolescência, praticava vários esportes, da Natação à Ginástica Artística. Não me destacava em nenhum, mas também não passava vergonha. Aos 14/15 anos fui chamado para treinar voleibol em um Clube, e desde então fiz a opção pela modalidade que me levou ao Curso de Educação Física e à Especialização em Voleibol.

Como você vê a evolução do curso de educação física de quando estudou para a atualidade?
De 2005 a 2016 tive a oportunidade de ministrar aulas em um Curso de Licenciatura em Educação Física, uma das disciplinas que ministrei, Voleibol. Entendo perfeitamente a evolução da Ciência Educação Física, que ampliou conteúdos e alterou a forma de se enxergar o Ser Humano.

Pena que estes conteúdos são explorados de maneira superficial, pois a complexidade do nosso Objeto de Estudo, o Ser Humano, deveria exigir mais horas, mais quantidade e qualidade de estudo.Hoje, mais do que nunca, a Graduação é o pontapé inicial para ingressar no Mercado de Trabalho. Quem se acomodar, fica para trás!

Quais as maiores dificuldades que o vôlei de base enfrenta hoje? E como elas devem ser trabalhadas?
Esta pergunta permite uma profunda reflexão sobre o tema, e uma ampla gama de respostas.Vou na linha do que acredito ser o melhor, mesmo sabendo que existe a necessidade de mudanças culturais para se alterar nosso modelo.

Começo por aí, o modelo adotado tradicionalmente no Brasil é clubístico, e gradativamente, vem sendo substituído ou complementado por ações do Poder Público, especialmente por Prefeituras. Humildemente, reconheço que o modelo mais adequado à formação de atletas-cidadãos é o Norte Americano, baseado na Escola, da High School até a University.

Por conta deste “vício de origem”, acabamos por criar um mecanismo de massificação que nem sempre oportuniza verdadeiramente a inserção de todos no processo, e muitos talentos ficam pelo caminho. Nos últimos anos percebemos, pelo menos aqui em São Paulo, um número menor de equipes nas categorias formativas. Ou, um número, digamos, estagnado, por mais que algumas ações tentem reverter este quadro.

Além disto, temos poucas equipes adultas para receber atletas que passaram pelo processo de formação, e muitas destas atletas param de jogar, buscam mercados “B” ou “C” fora do Brasil, ou buscam a alternativa no mercado Norte Americano para retomar ou complementar os estudos através do Voleibol.

 

Ser técnico de vôlei é também precisar ter as palavras certas nos momentos necessários ,só a experiência com muito tempo nas quadras possibilita isso?
A experiência com certeza ajuda, mas não existe receita infalível. Posso dizer que erro muito, e que aprendo todos os dias, pois “hoje eu tenho que ser melhor que ontem, e amanhã, melhor que hoje”.

Quando um título é conquistado, é possível descrever a que experiência com certeza ajuda, mas não existe receita infalível?
A experiência e a vida à beira da quadra nos transformam de certa maneira, em bombas de retardo, que explodem a cada vitória e a cada título. Isto dura poucos instantes. Devemos ter os pés no chão e a consciência que o jogo ou o título mais difícil é o próximo, e que temos que trabalhar muito para lograr êxito.

Para você qual é a diferença fundamental entre treinar equipes masculinas e femininas?
Costumo dizer que são dois Esportes diferentes que possuem basicamente a mesma regra. Ritmo de Jogo, Mecânica do Jogo, Tipo de Treinamento, Abordagem aos Atletas, são diferenças fundamentais.

Como foram suas passagens pelas seleções ? o que guarda de melhor delas?
Honestamente, eu era muito jovem, e contribuí muito pouco, bem menos do que eu poderia. Claro que aprendi bastante, por conta disto, e graças a bons amigos que tenho e que me aceitaram, voluntariamente tenho tentado acompanhar as Seleções Paulistas de Base (Sub 19 em 2017 e Sub Sub 18 em 2018).

Mesmo não pertencendo oficialmente à CT, creio poder contribuir um pouco com os colegas, e aprender sempre um pouco mais.

Você além de técnico, realiza uma ótima divulgação de boletins de acontecimentos da sua equipe, como você começou a desenvolver este trabalho?

Simples. Na falta de Assessoria de Imprensa especializada, resolvi usar minhas redes sociais para falar do nosso Projeto. Faz pouco mais de um mês que comecei a escrever o “Boletim Bernô News”, e todo domingo falo da semana que passou e das atividades da semana que entra.

O que você espera para o segundo semestre da sua temporada junto às suas atletas?

Nosso Sub 21 é um grupo novo e com potencial. São apenas 7 atletas, 5 de primeiro ano e 2 de segundo ano da categoria. Além disto, atletas do Sub 19 completam o grupo. Sabemos das nossas limitações, mas temos um grupo consciente que sabe que nossa equipe é uma equipe de oportunidade, e que está evoluindo e aproveitando cada chance. Creio que teremos um ótimo segundo semestre.

Qual é o seu momento mais gratificante em sua rotina de treinador?

Difícil dizer,a rotina de trabalho, por si só é gratificante, pois treinar é vencer desafios, todos os dias. Ver a evolução, as conquistas das atletas, nos enche de orgulho, por menor que possa ter sido formalmente a nossa contribuição.

O que falaria para os jovens que sonham em ser técnicos de voleibol assim como você?

Só existe uma receita: Preparação +Persistência +Humildade+ Determinação.E um segredo: É fundamental saber de voleibol. Mas é mais importante ainda tentar entender que antes da atleta, vem o Ser Humano, e que é preciso aprender a lidar com as pessoas. E que este é o principal exercício diário.

Compartilhar