fbpx

Compartilhar

ROGAI POR NÓS
OS SANTOS NO BRASIL

O Brasil é o maior país religioso do mundo. Católicos, evangélicos, espíritas, muitas são as crenças e inúmeros são os motivos de devoção.  Neste cenário, os santos têm destaque para a manifestação de fé do povo. E o catolicismo manifesta-se de forma inequívoca em todas as camadas da sociedade.

“Santo” quer dizer consagrado a Deus, separado do resto do mundo para estar junto d´Ele. “Rogai por Nós” é um documentário que busca, através de figuras eleitas por seu significado no cenário religioso brasileiro, contar as histórias através do estudo, entendimento e do registro da manifestação das pessoas sobre essa consagração.

O documentário irá eleger um personagem-tema e será como um elo entre a terra e o céu, o sagrado e o humano, abordando a história de cada um dos santos escolhidos.

Pródigo em sua liturgia de manifestações, não há no país, porém, uma obra audiovisual que atenda ao fiel, que contemple a sua fé. As histórias de cada santo são contadas através da tradição oral ou literária. Estaremos estendendo essa opção aos fiéis através desses documentários.

Outra proposta de ROGAI POR NÓS 2, OS SANTOS NO BRASIL é narrar a história baseada em fatos reais (ou oficiais), mostrar as obras, os milagres e todos os aspectos da devoção moderna das figuras abordadas. Vamos contar fatos, procurar lendas com significados edificantes, estudar e demonstrar os milagres, apresentar as orações, além de ilustrar para o fiel detalhes e aspectos do santo de sua devoção, a fim de que ele possa dar continuidade na tradição de propagar a sua fé.

Nossa busca vai ao encontro também do fiel. Entender quem é essa pessoa capaz de esforços físicos muitas vezes acima do suportado por sua própria saúde para cumprir promessas em nome de uma fé obstinada e capaz de “transportar montanhas” no cotidiano das pessoas. Mostrar como a fé manifesta-se no dia a dia, como é reforçada por ritos e crenças. E, principalmente, como pode servir de alimento para a alma de gerações inteiras.

Pretendemos também abordar a noção de santidade, junto à prática das virtudes na vida dos cidadãos. Como a fé pode modificar comportamentos, transformar comunidades, servir de força suprema para a vida de milhares de pessoas. Muitas vezes buscaremos a palavra de padres e homens responsáveis pela versão oficial de fatos. Mas também iremos entrevistar e procurar as histórias que ainda não foram contadas.

“Rogai Por Nós  2” é um mergulho histórico através dos tempos com o desejo de juntar material audiovisual suficiente para contar a história dos seres que fizeram de suas vidas marcas eternas na sociedade; através de imagens de filmes do passado que possam ser usadas como exemplo, de fotos, quadros ilustrativos de diferentes origens, pretendemos mostrar como foi a vida daquele que “uniu-se a Deus” para “unir os homens”, como ensina a tradição católica.

A proposta essencial deste documentário é compor uma junção de jornalismo, que vai reportar fatos, de pesquisa histórica, que pretende resgatar locais e imagens, mas também uma busca humana, ao redor da fé, dramática em sua essência, forte em suas manifestações.

O filme terá a narração de um importante ator ou atriz do cenário artístico brasileiro, dando a interpretação necessária para contar os fatos da história. Ou mesmo para proferir as orações devidas.

Teremos entrevistas com pessoas ligadas à devoção, à doutrina propagada. Para cada santo, buscaremos as respostas oficiais assim como depoimentos espontâneos, manifestações reais da fé de cada cidadão.

Em caso de peregrinação, nossa proposta é mostrar participantes, organizadores. Gente que está cumprindo promessas. Outros que estão pedindo. Ou ainda os que simplesmente participam.

Em nossa pesquisa, estaremos procurando imagens e trechos de filmes históricos e antigos que possam ser usados, assim como imagens de pinturas, murais, afrescos, que exemplifiquem as trajetórias dos personagens de cada etapa.

Iremos abordar alguns aspectos que podem ser divididos em cinco áreas distintas:

A história real

Como um homem se tornou Santo, vivendo de valores acima da média humana. Os aspectos biográficos desde o nascimento, as primeiras manifestações de que se tratava de um ser diferenciado; além disso, o chamado para a obra santa é um assunto sempre presente. Pretendemos contar os fatos que levaram a realização de tal façanha.

O motivo da canonização (os milagres)

Após o falecimento, continuaremos contando os fatos que se desenrolaram no povoado, entre as pessoas que seguiram a fé daqueles que seria santificados em breve. Em caso de processos de canonização mais demorados, iremos contar os aspectos determinantes, como os milagres, as aparições, as manifestações de fé dos homens.

Manifestações na sociedade moderna (santuários, festas, ritos)

Uma vez instituídos como Santos, iremos acompanhar como o processo de devoção se desenvolveu, como foram criados os locais de peregrinação, a forma de manifestação específica da fé através dos ritos e festas religiosas que marcam a celebração.

O fiel

Nossa busca é por tipos que ilustrem a diversidade e a singularidade dos fiéis de determinados Santos. Aqueles que pedem e cumprem promessas. O que leva as pessoas a uma fé tão forte neste ou naquele santo também será fonte de nossas investigações. Todas as linhas editorias seguem o respeito pelo fiel, por sua escolha, dando-lhe pleno espaço em depoimentos que irão ilustrar a presença dos Santos na sociedade.

As orações

Talvez o momento mais emocionante de nossos documentários, vamos reafirmar junto dos fiéis – além de detalhar as letras e os ensinamentos de cada uma – as orações específicas de cada Santo.

Os Santos Escolhidos:

  • São Francisco
  • Santa Clara;
  • Santo Expedito
  • Santa Edwiges
  • Cosme e Damião
  • Santa Rita de Cássia

PRODUÇÃO – VIEW FILMES

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Compartilhar