fbpx

Compartilhar

Remadas Solidárias IV

 

O Projeto Remadas Solidárias IV atenderá a 300 crianças, adolescentes ou jovens, com idade entre 10 e 18 anos do município de Caxias do Sul – RS, lhes oferecendo preferencialmente aulas de canoagem, sempre no contra turno escolar.

Além de atividades práticas voltadas prioritariamente a modalidade de canoagem, utilizando a educação pelo esporte e buscando fortalecer os direitos das crianças e adolescentes, também ocorrerão atividades teóricas e práticas relacionadas à florestas, clima e água. Os beneficiários receberão de forma gratuita: transporte (escola>projeto>escola), lanche, kit uniforme e acompanhamento técnico pedagógico, duas vezes por semana.

 

 

Quem somos

Este projeto é uma iniciativa da comunidade esportiva caxiense, liderada pelo ex-atleta olímpico da modalidade de Canoagem, Alvaro Acco Koslowski. Em Caxias do Sul, foi constatado que existem regiões com Índices de Desenvolvimento Humano e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica abaixo da média nacional e assim, necessitam de medidas e ações para o enfrentamento destes déficits.

O Projeto Remando Solidárias IV possui prioritariamente a prerrogativa de contribuir com o sistema público de ensino, e assim, ocupar de forma organizada e sistemática, o tempo ocioso de crianças e adolescentes, que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino.

 

 

Setembro 2018

Consecução do Projeto

 

Ao dispormos da possibilidade da prática gratuita de Canoagem à crianças e adolescentes caxienses, criamos uma forma democrática e descentralizada desta prática, incentivando a recreação e o lazer, aperfeiçoando capacidades e habilidades, neste sentido, atendemos a 394 crianças e adolescentes.

Atendemos escolas Públicas (municipais e estaduais) que possuam Índices de Desenvolvimento de Educação Básica IDEB e IDH, baixos (E.E.E.F. Professor Silvio Stallavieri, E.M.E.F. Rubem Bento Alves, E.M.E.F. Dezenove de Abril, E.M. E.F. Ester Justina Troian Benvenutti, E.E.E.F. Abramo Randon, Abrigo de Menores Colégio Murialdo, APAE, E.E.Theodósio Rocha Neto, Associação Criança Feliz, E.E. Victório Vebber e Voluntários Sem Fronteiras)

 

 

Promovemos 07 palestras com a parceria do SESC e Banco de Alimentos de Caxias do Sul, com temas voltados à saúde preventiva dos alunos. Mantivemos uma comunicação constante, bem como reuniões semestrais com os professores e diretores de Escola, para avaliar, o desempenho escolar, a frequência dos alunos, bem como o funcionamento geral do Projeto Remadas Solidárias.

Nossos planos de aula foram montados no sentido de desenvolver e estimular a disciplina, a socialização, a solidariedade e o espírito de grupo, facilitando a convivência destes jovens em suas escolas e nas comunidades abrangidas pelo Projeto (no link, seguem planos de aula na íntegra: http://www.remadassolidarias.com.br/2012/03/plano-de-aula.html )

 

 

Atendemos 394 crianças e jovens e assim ampliamos o acesso das crianças e adolescentes a prática da Canoagem (esporte tido como elitista), na cidade de Caxias do Sul. Realizamos atividades que tiverem como meta principal o desenvolvimento de todos os alunos, a consciência da necessidade do uso e cuidados com o meio ambiente.

 

 

 

Equipe

O Projeto Remadas Solidárias IV conta com uma equipe especializada na área do ensino da canoagem para melhor atender todos os estudantes que participam gratuitamente das atividades. Coordenação, supervisão e professores com capacitação na modalidade, em educação física e gestão esportiva.

Equipamentos

Utilizamos os seguintes equipamentos: caiaques, canoas, stand up paddle, va’a, botes de rafting, remos de plástico, remos de carbono, barcos de turismo, entre outros. A intenção é oferecer diferentes formas de experiência aquática motora ampla e diversificada, principalmente com o propósito de que cada jovem experimente, viva e entenda a modalidade de canoagem nas suas múltiplas possibilidades.

Podemos beneficiar até 300 jovens das mais diversas regiões do município de Caxias do Sul. O Projeto propriamente dito, está sediado no Centro Esportivo do SESI, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e utiliza a Represa São Miguel para realizar suas aulas práticas.

Metodologia

O Projeto Remadas Solidárias IV atua na perspectiva de complementar atividades educacionais, atuamos em parcerias principalmente com escolas públicas e entidades que tenham como foco o desenvolvimento através de uma educação completa, humana e que valorize e potencialize capacidades pré-existentes em cada indivíduo.

A Equipe do Projeto Remadas Solidárias, procura minimizar os efeitos desta educação deficitária, principalmente ao que se refere a educação motora e cognitiva. Nossa Missão é o desenvolvimento de crianças e adolescentes através da prática sistemática e contínua da modalidade de Canoagem. Além de ensinar e aperfeiçoar os conhecimentos práticos, teóricos e temas secundários relacionados à canoagem, através de 02 aulas semanais. As turmas possuem limite máximo de 60 jovens.

 

Compartilhar