fbpx

Compartilhar

Projeto PIAFI – Programa de Incentivo à Prática de Atividade Física por Pessoas Idosas

AS RAZÕES

  • Hipertensão, problemas na coluna e colesterol alto estão entre as prevalências no país, principalmente quando analisada a população com idade acima de 60 anos ou mais.
  • Desenvolver programas de prevenção e educação à saúde, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, fundamental no controle dos custos assistenciais a médio e longo prazos;
  • As atividades físicas têm uma importância muito grande na mudança do quadro na vida dos idosos. Os exercícios físicos criam uma nova perspectiva sobre o envelhecimento. Formam-se novas redes de amizades e essa socialização é benéfica para a saúde física e mental.
  • Há uma melhora considerável da concentração, memória, raciocínio e o aprendizado motor. Fazer a sequência de repetições dos movimentos e toda a dificuldade exigida nestas execuções treinam e fortalecem ainda capacidade dos idosos em geral.

 

O PROJETO

O programa “PIAFI” consiste em um conjunto de ações desenvolvidas pela Universidade Abera da Terceira Idade da PUC-RS voltadas para a prática de exercício físico de pessoas com mais de 60 anos. A finalidade é promover e melhorar sua condição de saúde, prevenir doenças crônicas evitáveis, reduzir o nível de dependência e melhorar a qualidade de vida.

Já que 80% da população idosa não cumprem o tempo necessário para a atividade física nem seguem o aconselhamento médico para essa prática, um plano de ação foi elaborado para a adesão permanente neste programa.

 

OBJETIVOS GERAIS

– Combater o sedentarismo na velhice;

– Prevenir doenças e promover a saúde e a qualidade de vida do idoso;

– Desenvolver sinergia ativa entre a saúde e esporte;

– Garantir a prestação de serviços em saúde eficientes e eficazes;

– Contribuir para a redução dos custos na Saúde Pública;

– Promover o idoso seguro e assistido.

 

Os BENEFICIADOS

As pessoas atendidas serão, fundamentalmente, idosos com hipertensão, sobrepeso, diabetes, depressão, osteoporose e sedentarismo. O público será do município de Porto Alegre, iniciando atividades na UNATI-PUCRS expandindo de forma gradativa, mediante ações integradas. Regiões beneficiadas:

Zonas Norte e Leste de Porto Alegre

  • Jardim Parternon
  • Jardim Botânico
  • Assis Brasil – Passo d’Areia
  • São João
  • Sarandi/ Jardim Lindóia

 

A AÇÃO

– Atuar especialmente em atividades aeróbicas, musculação e ginástica de manutenção, exercícios funcionais e neuromotores, atividades voltadas a gerontomotricidade, danças circulares e pilates Matwork, adaptado as necessidades do idoso.

– Avaliar diferentes dimensões e indicadores decorrentes da aplicação do Programa como economia em saúde pública e projeção de ganho de anos de vida ativos.

– Além das ações estruturantes de atendimento, o projeto também contempla a capacitação de profissionais de saúde para lidar com idosos.

– Será implementada infraestrutura física e adquiridos materiais necessários para o atendimento.

– Publicação de artigos em revistas de impacto e produção de teses de mestrado e doutorado sobre os temas desenvolvidos no Programa.

– Conscientização da comunidade quanto à importância da realização de atividades físicas, atuando como fator de multiplicação social.

 

OS RECURSOS

Os recursos financeiros serão utilizados da seguinte forma:

  • Aquisição de material de consumo e equipamentos (bandas elásticas, colchões, bastões, bolas, arcos, pedômetros, monitores cardíacos, balanças antropométricas, estadiômetros, esfigmomanômetros, dinamômetros manuais, etc.).
  • Pagamento dos serviços profissionais em educação física.
  • Adequação e melhoria das instalações da UNATI-PUCRS e dos postos de saúde.
  • Manutenção dos equipamentos.
  • Pagamento dos professores responsáveis pelas atividades de capacitação.
  • Pagamento da equipe administrativa e técnica responsável pela coordenação e execução do projeto.
  • Pagamento de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação participantes do projeto.
  • Pagamento de prestação de serviços de transporte.

 

Número previsto de beneficiados:

O encaminhamento dos idosos para o PIAFI será feito após avaliação médica. Estima-se 180 pessoas aptas para o programa de atividades físicas.

 

 

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Compartilhar