fbpx

Compartilhar

Plano Anual Música Sinfônica Para Todos

 

Projeto educativo voltado para comunidades de bairros nas cidades de Ribeirão Preto e região, o Tocando a Vida implantado em 2006 tem por objetivo oferecer aos jovens uma qualificação profissional na área da música. Crianças e jovens recebem aulas gratuitas de canto coral, teoria musical e instrumentos de orquestra com professores especializados em regência de música.

Além de descobrir novos talentos, oferece aos alunos a oportunidade de mudar sua condição social através da música.

Coro de Câmara

O Coro de Câmara, composto por 20 coralistas divididos em quatro naipes, já se apresentaram no Festival de Coro em Gualeguay, no Salão Dourado em Buenos Aires, asilos, escolas, hospitais e junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto nas séries Concertos Internacionais, Juventude Tem Concerto e Ciranda Sinfônica. Também se apresentou no Festival de Música Folclórica e Festival de Música Religiosa na Ucrânia.

Coro Adulto

Composto por pessoas acima de 18 anos que tenham aptidão para o canto, não tendo necessariamente conhecimento musical. Os coralistas recebem aulas de teoria e percepção uma vez por semana, na sede da Associação Musical, realizando apresentações em asilos, escolas, hospitais e junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto nas séries Concertos Internacionais, Juventude Tem Concerto e Ciranda Sinfônica.

Coro Juvenil

Formado por crianças e jovens de 7 à 18 anos, dividido em Coro Infanto-juvenil, de 7 à 14 anos, e Coro Juvenil, de 15 à 18 anos. Além da preparação vocal as crianças têm aulas de teoria e percepção, aprendendo músicas do repertório erudito e popular.

 

 

História

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), completa em 2017 o seu nonagésimo sexto  ano. Sendo mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto (AMRP) criada em 1938 por músicos  e abnegados, sua trajetória é marcada por grandes momentos, com exibições de solistas e maestros  consagrados por grandes plateias de todo o mundo. Conheça mais sobre a história da Orquestra  Sinfônica de Ribeirão Preto em www.sinfonicaderibeirao.com.br.

Além de desenvolver importantes projetos que difundem a música erudita e reafirmar seu papel  de destaque no setor artístico, a Orquestra realiza mensalmente apresentações pelas séries  Concertos Internacionais: espetáculo de gala com solistas brasileiros e estrangeiros. Juventude Tem  Concerto: espetáculo interativo (maestros e músicos conversam com o público) dirigidos a crianças  e adolescentes, com uma apresentação didática e descontraída que visa aproximar os jovens da  música erudita e popular.

Com mais de 1.450 concertos oficiais, a OSRP também participou e participa de outros  importantes eventos culturais, como: Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, série  In Concert (Clube A Hebraica de São Paulo), Ano Chopin no Brasil, Festival de Troncoso (Bahia) e a  Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto), além de se apresentar em aniversários de municípios,  inaugurações de teatros, dentre outros eventos. Neste sentido, uma das funções da Sinfônica é  estreitar laços com os Municípios da Região metropolitana de Ribeirão Preto.

A AMRP pratica projetos educativos, sendo eles, apresentações didáticas e socioeducativas,  através da Lei de Estadual de Incentivo ProAC/ICMS (Lei Rouanet) e Pronac aprovados no Artigo  18 da Lei Rouanet, que permite 100% de dedução fiscal.

Sua mantenedora, a AMRP é entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela gestão e

manutenção da OSRP, que conta com parcerias desenvolvidas junto ás iniciativas o pública e  privada por meio de Lei Rouanet e contribuição de patronos e sócios.

 

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Compartilhar