fbpx

Compartilhar

Pella Bethânia | Convivendo e Aprendendo Com Alegria

 

 

Pella Bethânia – Primazia pela qualidade de vida

Pelos projetos apoiados pela Lei do Idoso, a instituição tem realizado muitas ações de inclusão social entre os internos. Entre eles, destacamos o “Convivendo e Aprendendo com Alegria” que promove o desenvolvimento do convívio e da auto-estima através de 30 oficinas culturais, esportivas, educacionais e de lazer. Profissionais, como educador físico, monitoram as atividades.

O bem-estar entre os idosos e deficientes é o grande objetivo do Lar Pella Bethânia, mesmo porque já está comprovado que este tipo de assistência oferece motivação e longevidade saudável.

A Pella Bethânia é uma instituição filantrópica, não governamental, ligada à IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Até fevereiro de 2010 prestou serviços assistenciais de orfanato, ancionato e educação. Atualmente atende pessoas a partir dos 18 anos de idade, com e sem deficiência. Tem como missão promover o bem-estar e prestar assistência às pessoas com ou sem deficiências, em especial às pessoas carentes, sem distinção de credo religioso, ideologia política, nacionalidade, raça, sexo ou condição social.

As atividades da Pella Bethânia tiveram início em 1892, quando o Pastor missioneiro da IECLB Michael Haetinger, ao viajar pelo interior do Rio Grande do Sul, percebeu o elevado número de órfãos entre os alemães recém imigrados, cujos pais sucumbiam na busca pela sobrevivência, muitas vezes por acidente (derrubada de mato, falta de assistência médica). Na época, Michael constatou que havia mais de 60 órfãos entre os imigrantes e muitas viúvas e idosos desamparados.

Somos reconhecidos como uma instituição de longa permanência, de referência no cuidado e na promoção de vida digna, que proporciona cuidados à vida, com dignidade, autonomia, pleno exercício da cidadania às pessoas envolvidas, e excelência nos serviços oferecidos.

 

IMG_3935

 

Convivendo e Aprendendo com Alegria e Atendimento a Pessoas com Deficiências e Total Dependência, Física e Mental 

Nosso projeto visa a oferecer oficinas terapêuticas, atividades de esporte, música, atividades psicopedagógicas e ida para atividades da APAE. As atividades oferecidas acontecem no Centro de Convivência, no pátio, no ginásio e nos lares e na academia de ginástica.

O projeto financia os materiais a serem utilizados nas diferentes atividades, os lanches nos intervalos, a construção de uma academia ao ar livre, a locomoção e alimentação nos passeios, materiais didáticos e esportivos, luz, água, manutenção de equipamentos e os salários dos profissionais.

 

pella-bethania-vista-aerea

 

Dados 2017

– Atendimento a pessoas com deficiência e total dependência: O projeto visa dar atendimento 24 horas pra pessoas a partir dos 18 anos, com parcial ou total dependência física e/ou mental. São 64 pessoas que precisam de atendimento com equipe de saúde especializada (médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, psicóloga e fisioterapeuta), equipe terapêutica, cuidadores e higienizadores.

O atendimento compreende também o oferecimento de alimentação (6 refeições diárias), vestuário, lavanderia, produtos de higiene pessoal, equipamentos adequados (cadeiras de roda, cadeiras de banho, camas elétricas, guincho para banho e troca de fraldas), medicamentos e fraldas. No projeto ainda se prevê a aquisição de um veículo adaptado para a locomoção das pessoas com deficiências para passeios ou tratamentos médicos fora do lar.

– Convivendo e aprendendo com alegria: O projeto visa oferecer oficinas terapêuticas (artesanato, jogos, culinária, informática, teatro), lazer (passeios, participação em eventos dentro e fora da instituição, festas em datas comemorativas…), atividades de esporte, música, psicopedagógicas e ida para atividades da APAE. As atividades oferecidas acontecem no Centro de Convivência, no pátio, no ginásio e nos lares e na academia de ginástica. O projeto financiará os materiais a serem utilizados nas diferentes atividades, os lanches nos intervalos, a construção de uma academia ao ar livre, a locomoção e alimentação nos passeios, materiais didáticos e esportivos, luz, água, manutenção de equipamentos e os salários dos profissionais.

– Reformas e ampliações de lares: A Associação Beneficente Pella Bethânia completa 124 anos em 2016. Os prédios, em geral, necessitam de muitas reformas para estarem de acordo com a legislação vigente no país e para dar mais conforto aos moradores. Além disso, a instituição foi atingida por temporais em 2014 e início de 2015 e não conseguiu recuperar seus prédios, necessitanto inclusive interditar um dos 10 lares. Portanto, o projeto visa a reforma de copas e refeitórios de alguns lares, a ampliação de espaços físicos como salas, quartos e banheiros, a construção de rampas e/ou colocação de elevadores. Também prevê a reforma total de dois lares (Lar João Maia Filho e Lar Samaria II) para os quais já tem as plantas e orçamentos.

 

 

Resultado dos Projetos Anteriores

Os recursos gerados pelas doações foram destinados para as atividades pedagógicas/terapeutas envolvendo vários profissionais especializados, como pedagoga artesã, professor de informática, três profissionais da música, psicóloga, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social.

Além disso, houve a reforma de prédios e banheiros para adaptação de internos deficientes. Foram construídas rampas e colocados corrimão. Tudo para dar mais segurança aos idosos dentro de espaços adequados.

 

Pella Bethania

 

Compartilhar