fbpx

Compartilhar

Parada Cultural

 

Projeto itinerante que leva teatro e cinema para todas as regiões do Brasil. As atrações atendem a todas as faixas etárias com programação que vai desde a contação de histórias até exibições de filmes brasileiros ao ar livre.

O objetivo do projeto é estimular o pensamento lúdico e o conhecimento em áreas pouco exploradas pelo sistema de ensino. Através de oficinas, apresentações e didática muito mais envolvente, inspiramos o público a se apaixonar pela cultura e todas as suas vertentes.

PARADA CULTURAL é composta por sete profissionais, artistas renomados e educadores. Eles são instruídos a aplicar seis tipos oficinas recreativas e orientar professores da rede pública de ensino.

 

 

Apresentações

  • O projeto conta com diversas apresentações como por exemplo quatro espetáculos de teatro, além música ao vivo.
  • Cinco oficinas culturais desenvolvidas para estimular interação coletiva e inclusão social
  • Três Longas Metragens – valorizando o resgate das raízes nacionais. No elenco, Lima Duarte e Laura Cardoso

Quando o projeto Parada cultural chegar a cidade, sua marca Aparecerá nas propagandas, além do nome de sua empresa e seu institucional ser citado nos agradecimentos antes e depois das Apresentações.

Durante todo o periodo em que ocorrer as Apresentações da parada cultural, haverá um carro de som anunciando que o projeto esta na cidade graças ao apoio das empresas. O logo de sua marca estará presente no site oficial do parada cultural e o site da ls nogueira, sendo representado como um dos patrocinadores do projeto.

 

 

Peça Teatral ‐ O Beco dos Gatos

No beco de uma cidade grande, moram diversos gatos que vivem suas vidas tranquilas na espera que alguém apareça com algo para beber ou comer. Certo dia um morador de rua chega com um livro de contos e tudo muda naquele pequeno grupo de animais.

Peça Teatral ‐ João e Maria

João e Maria em um Food Truck? Esta divertida versão da história começa quando a bruxa decide sair da floresta na companhia de seu fiel escudeiro Salsicha. Juntos, eles partem rumo à cidade grande para abrir um Food Truck de doces. Lá eles conhecem Grillo e Luzinete “Daiane”, uma dupla disposta a qualquer coisa em troca de comida!

Longa Metragem ‐ Bem‐te‐vi

A diversidade de temáticas abordadas e discursos produzidos pelas crianças e adolescentes ao longo de quase cinco anos de atividades do projeto Bem‐te‐vi, gerou uma polifonia que revelou as necessidades reprimidas de expressar realidade e aspirações.Desse “caldo” de idéias, palavras, imagens, surgiu a pergunta: seria possível criar discurso coletivo mantendo as individualidades de cada grupo? Nasceu assim a proposta de produzir um longa‐metragem através de vários curtas metragens produzidos pelas crianças com o mesmo tema: “BEM‐TE‐VI”, o Filme ‐ Como vejo o mundo e como o mundo me vê”.

O primeiro desafio é colocar crianças de realidades socioculturais diferentes em contato, estabelecendo parcerias e diálogos capazes de romper barreiras: econômicas, culturais, sociais, geográficas e lingüísticas. Esse grupo ‐ formado por verdadeiras “crianças sem fronteiras” ‐ tem como desafio criar uma história a apartir de várias estórias, encontrando a unidade na diversidade. A motivação, cremos, é suficientemente forte: todos divide, a mesma casa ‐ o Planeta Terra.

 

 

LONGA‐METRAGEM ‐ O Crime da Cabra Sábado

Uma cidadezinha do interior tem sua rotina interrompida por um crime inesperado: o dinheiro da venda de uma cabra foi roubado. Após investigações, descobre‐se que a cabra, na verdade, comeu o dinheiro da sua venda. O que vem depois da revelação é uma litigiosa e hilária discussão para saber, de fato quem saiu lesado na história: o homem que pagou e não ficou com a cabra ou o que era o dono e não recebeu pela venda.

OFICINA MUSICAL E CRIANÇÃO DE INSTRUMENTOS

A música desperta nosso lado criativo. Ela é feita das mais variadas formas e para cada pessoa traz um significado diferente. No mundo não existe uma civilização que não tenha a sua música própria, seja como uma manifestação artística ou como forma de ritual. Na maior parte, ela é considerada uma arte, que nos influencia em nossa vida de alguma maneira. Para que cada pessoa possa criar e reproduzir seu próprio som interior, resolvemos desenvolver uma oficina começando desde a criação do instrumento até a finalização com a reprodução de uma música.

OFICINA DE CIRCO

Com o passar dos anos a arte circense vem se modificando. Antigamente assistíamos aos circos itinerantes, feitos em lonas. Nas atrações tinham palhaços engraçados, artistas com as mais variadas técnicas acrobáticas e o uso de animais como forma de entretenimento. Hoje, com a conscientização do ser humano, está cada vez mais difícil vermos animais em circos, as técnicas estão cada vez mais seguras e os palhaços, bem esses continuam muito engraçados. O desenvolvimento e o aprimoramento das técnicas de iluminação, som, estrutura e principalmente das técnicas artísticas transformaram o circo em algo mais lúdico e poético. Mas hoje não é todo mundo que tem acesso a esse novo circo. Por conta das despesas os ingressos são caros e as atrações geralmente acontecem em grandes cidades com maior número de espectadores.

Pensando em levar um pouco do circo para lugares mais distantes das grandes cidades criamos uma oficina de circo que promove a atividade física em grupo. De maneira divertida e descontraída os participantes vão aprender técnicas simples de exercícios feitos na arte circense desenvolvendo a coordenação motora e a atenção aos movimentos corporais. Nos exercícios dividimos os participantes entre “portôs” e “volantes”, dependendo da estrutura de cada um. Mostramos, como artistas, o que sabemos fazer e o caminho que eles precisam percorrer para fazer os mesmos exercícios com leveza e controle.

 

 

Compartilhar