fbpx

Compartilhar

Mãos Talentosas – FIA – Fundo da Criança/Adolescente da Serra (ES)

maos-talentosas-1

Projeto
Promover o desenvolvimento humano e profissional possibilitando um conhecimento de seus potenciais, suas habilidades e desejos, difundindo a técnica do MOSAICO, numa perspectiva inclusiva que tem como objetivo capacitar adolescentes e jovens para o ofício do MOSAICO, voltando os olhares para as possibilidades de entrada no mundo do trabalho através do desenvolvimento de atividades que estimulam a sua convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Diariamente crianças e jovens são vitimas de maus tratos em suas casas e nas ruas dos grandes centros urbanos e pequenas localidades rurais. Dentre os problemas de violação  de  direitos,  está  enquadrado  a  exploração  sexual,  violência  doméstica, trabalho infantil, fome, uso de drogas ilícitas, vinculado à criminalidade, a supressão de direitos e garantias constitucionais,   falta de acesso a políticas públicas,e educação, entre outras.

Visão
• Elevar o Instituto Formar ao reconhecimento na esfera nacional.
• Desenvolver nosso trabalho de forma filantrópica, formando parcerias saudáveis que darão sustentabilidade à gestão dos projetos, garantindo assim o atendimento ao maior número de jovens e adultos possíveis.

Missão
Preparar e qualificar o jovem para o mercado de trabalho, desenvolvendo sua formação profissional.

maos-talentosas-2

Público
O público alvo a ser contemplado será adolescente na faixa etária entre 14 e 17 anos e 11 meses e jovens na faixa etária entre 18 a 24 anos, que estejam frequentando regularmente o ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, ou serem 100% bolsista em escola particular, e jovens que concluíram seus estudos, moradores do Município de Serra; – adolescentes e jovens que tenham algum grau de parentesco com os adolescentes já inseridos no Programa Adolescente Aprendiz desenvolvido pelo Instituto Formar, e que não atendem aos critérios de inclusão dos programas sociais já existentes.

Tem-se como meta atender 06 turmas com 15 alunos em cada turma, totalizando 90 jovens, durante os 12 meses do projeto. O objetivo é gerar oportunidade de inserção no mundo do trabalho, gerar renda através da arte na confecção de peças de mosaico, de ações empreendedoras, desenvolver um efeito positivo na autoestima, cidadania e desempenho escolar do adolescente e jovem, melhorar a relação das famílias com os adolescentes e contribuir para melhoria na sua qualidade de vida e de suas famílias. Tudo aquilo que é aprendido pelo adolescente e jovem acaba sendo disseminado para seus familiares e amigos, modificando também o ambiente no qual ele pertence.

Também serão contemplados como público alvo, jovens encaminhados ao Instituto Formar pelos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social. Essa parceria já existe referente ao Programa Adolescente Aprendiz, uma vez que esses centros de referências têm identificado e tem acesso a famílias em risco de vulnerabilidade social que tem em sua composição adolescente e jovem que precisam acessar essas oportunidades de capacitação e inclusão.

maos-talentosas-3

Atividades
O projeto atenderá 90 adolescentes através de encaminhamento dos próprios familiares dos aprendizes e pela rede sócioad-assistencial do Município, em 12 meses, divididos por ciclos, cada ciclo tem duração de 04 meses, atendendo uma média de 90 adolescentes, que receberão 112 horas de curso sendo: 03 horas diárias de teoria e atendimento social (1 x semana) e, 04 horas na parte prática ( 1 x semana), totalizando 2 vezes por semana. Durante 16 semanas, através de módulos teóricos e oficinas práticas. Tem-se como meta atender 6 turmas, com aproximadamente 15 alunos em cada uma. Cada ciclo, atenderá 2 turmas de 15 alunos.

Encontro com as famílias: Realizaremos 3 encontros com as famílias dos mesmos, alunos e a equipe do Instituto Formar. O objetivo é Sensibilizar as famílias para a importância do programa; Fortalecer o vínculo e a convivência familiar, reconhecendo o potencial criativo e apresentar as atividades da oficina de mosaico. Estimular / assegurar a convivência social de todos os envolvidos no programa; Periodicidade: 01 encontro a cada clico de turmas

Compartilhar