fbpx

Compartilhar

Instituto Inovação Social | Energia que Emprega

 

Instituto Inovação Social

A finalidade da organização é criar e executar projetos, programas ou campanhas voltadas à assistência social, à saúde, à educação, cultura e meio ambiente; sempre que possível em parceria com o poder público, universidades, sindicatos, movimentos populares, ONGs, entidades civis sem fins lucrativos e empresas privadas.

Contribuir para a construção de cidadania ativa, para a prática da solidariedade e da democracia participativa; para o combate à miséria, á fome, às desigualdades sociais e à discriminação preconceituosa de qualquer natureza; para a preservação e recuperação do equilíbrio ecológico, para o respeito à dignidade humana e conquista da paz mundial. Desenvolver ações que promovam novas formas de participação cidadã e solidária, prioritariamente junto à população jovem, com vistas à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e menos desigual.

Fomentar a pesquisa e o conhecimento científico e tecnológico de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência como um meio de minimização da exclusão social e a conquista da melhoria da qualidade de vida.

 

Energia que Emprega

O Brasil é ainda um dos países mais desiguais do mundo. Por exemplo, enquanto 37% das crianças e dos adolescentes brancos viviam na pobreza em 2010, esse percentual se ampliava para 61% entre os negros e pardos (Censo Demográfico 2010). Por conseguinte, a redução sistemática das oportunidades de emprego e as crescentes exigências de qualificação profissional, deixam inúmeros indivíduos fora do mercado de trabalho, em especial os mais jovens.

A falta de oportunidade de ingressar no mercado de trabalho gera outros tantos desarranjos sociais, pois uma vez impedido do auto sustento e do auxílio para sua família, o jovem fica à mercê do imponderável nas necessidades mais básicas do ser humano, tais como saúde, educação, habitação, saneamento e tantas outras. A educação formal apenas prepara o jovem para os conhecimentos basilares, sem se preocupar com o dinamismo das relações mundiais e a contextualização do trabalho no Brasil atual. Há que se efetivarem iniciativas que preencham esta fundamental lacuna da vida desses jovens, buscando alternativas de empreendedorismo, criação de pequenos negócios, e assim torná-los verdadeiros protagonistas de suas vidas. Este é um grande desafio para o Instituto Inovação Social e também a nossa maior crença.

Este Projeto visa fomentar a geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda, seja pelo mercado formal, por cooperativismo ou pelo estímulo do empreendedorismo dos jovens, sempre com a busca contínua de parcerias para garantir a melhor execução do projeto.

 

Objetivos

• Educação: Ações voltadas ao fortalecimento do capital humano das comunidades ligadas às atividades escolares e extracurriculares;

• Assistência Social: Ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da comunidade, diminuindo o risco da sua vulnerabilidade em relação à saúde, alimentação, cidadania, geração de renda, segurança e campanhas diversas;

• Desenvolvimento Local: Tratamento específico, seguindo princípios e critérios da Política, abrangendo iniciativas dirigidas ao desenvolvimento dos bairros e comunidades nas áreas de atividades das unidades de negócio do Grupo.

• Promover a capacitação de jovens e adultos nos cursos de Eletricidade Residencial em Segurança do Trabalho, proporcionando o desenvolvimento sócio educacional, ampliando a visão cultural e despertando o protagonismo para facilitar a inserção no mercado de trabalho.

• Promover a capacitação técnica de jovens e adultos nos cursos de Eletricidade Residencial em Segurança do Trabalho, proporcionando o desenvolvimento sócio educacional.

• Criar alternativas para gerar renda a estas famílias com os cursos aplicados;

 

Compartilhar