fbpx

Compartilhar

ImageMagica – Projeto Imagens

 

ImageMagica é uma Organização Social de Interesse Público que há 20 anos desenvolve projetos Socioculturais, utilizando a fotografia como instrumento de reflexão e transformação social. Desenvolve projetos e documentários fotográficos que promovem educação, saúde e cultura para jovens e adultos.

Por meio da fotografia, a organização aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando o despertar de um olhar atento e crítico ao ambiente nos cerca.

ImageMagica ensina humanização e sustentabilidade à profissionais de saúde.

Por meio de fotografia, projeto PROAC fortalece o ato de cuidar em equipes de grandes hospitais Em 2018, funcionários do Hospital do Amor, em Barretos receberam as informações e atividades em várias unidades. O ImageMagica apresentou os temas Humanização, Sustentabilidade e Desperdício compostos em fotografias. Até mesmo pacientes e cuidadores se envolveram, revelando histórias incríveis de superação.

O grande objetivo foi alcançado: promover e fortalecer a cultura do cuidar com interação entre os profissionais, melhorando cada vez mais o ambiente no dia a dia de trabalho em instituições de saúde. O projeto também foi realizado na Santa Casa de Barretos com o envolvimento de todos os colaboradores nas oficinas, inclusive no período noturno. Equipes inteiramente dedicadas ao atendimento, engajadas, participaram com fotos incríveis.

Finalizamos as oficinas de 2018 com grandes momentos nas duas instituições. A Santa Casa foi um presente que possibilitou implantarmos o projeto em mais uma Instituição de Barretos. O Hospital de Amor nos proporcionou entrar em Unidades que ainda não conheciam o projeto, ampliando assim a troca de olhares. Esse ano, o Hospital de Amor recebeu a exposição em banners com fotos da Santa Casa, e a Santa Casa recebeu o material do Hospital de Amor. Acreditamos que esse intercâmbio de olhares entre as instituições irá proporcionar a aproximação das 2 instituições e engrandecer o projeto de 2019. Mais uma vez agradecemos a parceria destas instituições e estamos preparados para novos temas em 2019!

Próximos passos: Realizar palestra com os resultados do projeto de 2018.

792

Participantes

2000

Beneficiários

9633

Impactos no Facebook

11836

Impactos no Instagram

ImageMagica – Exposição Transformando Olhares

 

A Exposição Transformando Olhares busca realizar diversas atividades culturais utilizando a fotografia como ferramenta e reflexão e conscientização. Com a utilização da linguagem fotográfica explorada de forma lúdica e divertida, os participantes irão refletir e produzir imagens que expõe de maneira construtiva temas de interesse público escolhidos pelo patrocinador. Os participantes são convidados a produzirem fotos mostrando um olhar único sobre os temas abordados.

Para essa atividade a ImageMagica usa-se o aplicativo Camino criado especialmente para esse fim. Além de Promover discussões e dinâmicas que levarão os participantes a refletirem sobre o tema do projeto, posteriormente retratado nas imagens produzidas.

O projeto terá duração de 08 encontros em cada local (média de 03 horas de duração cada), sendo que no último dia do projeto acontecerá um evento de encerramento com entrega de certificados. As atividades acontecerão todos os dias no contra-turno escolar, tendo turmas no período da manhã e a tarde.

Público alvo: Crianças e Adolescentes participantes de equipamentos públicos ou comunitários com idade acima de 12 anos (o projeto pode ser adaptado para outras faixas etárias).

 

O Circuito PhotoTruck  é um projeto itinerante que realiza exposições fotográficas em um circuito cultural (oficinas de fotografia) e tem como plataforma de apoio um caminhão transformado em uma unidade de educação e cultura.

Este projeto tem como principal objetivo atender pessoas de comunidades distantes com dificuldades de acesso a cultura proporcionando informações sobre temas de interesse público abordando os mesmos de forma lúdica e criativa.

O projeto é uma viagem lúdica sobre o um tema escolhido pelo patrocinador e a fotografia, envolvendo os participantes em atividades práticas, teóricas e uma exposição de imagens produzidas pelos mesmos.

Sugestões de tema que podem ser escolhidos pelo patrocinador:

  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Qualidade de Vida
  • Empoderamento

Como acontece o projeto:

O projeto é uma viagem lúdica sobre um tema escolhido pelo patrocinador e a fotografia, envolvendo os participantes em atividades práticas, teóricas e uma exposição de imagens produzidas pelos mesmos.
O projeto ficará em cada um dos locais durantes 02 dias. Realizará oficinas de 01hora/aula.

Previsão de 03 oficinas no período da manhã e 03 oficinas no período da tarde.Além disso o projeto também conta com outras atividades como envolvimento de educadores/agentes comunitários.

 

ImageMagica – Exposição Cuidar

 

O principal objetivo da Exposição Cuidar é promover e documentar as relações entre pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde e demais profissionais através do fotografare da fotografia. Este projeto vencedor do Prêmio Cultura e Saúde em 2008, Ministério da Cultura e Ministério da Saúde.

Por meio de oficinas de fotografia, os participantes serão estimulados a perceberem o ambiente hospitalar por uma ótica totalmente diferente, com o intuito de fortalecer vínculos entre as equipes, familiares e pacientes.O projeto é focado em retratar as principais questões que envolvem as relações humanas dentro de uma instituição de saúde proporcionando melhora da qualidade do atendimento, rotina hospitalar entre outras coisas.

A nossa equipe convidará todas as pessoas envolvidas na rotina hospitalar para registrar os significados em torno do cuidar.

Objetivos:

  • Promover a humanização através de oficinas de fotografia que propiciam interação entre pacientes, acompanhantes e todos os profissionais que fazem parte do dia-a-dia nas instituições de saúde;
  • Promover pontes de comunicação entre todos os envolvidos na rotina hospitalar através da fotografia e do fotografar;
  • Divulgar iniciativas que promovam a humanização e incentivar o desenvolvimento de novas ações;
    Promover reflexão sobre temas que envolverem a humanização e o ato de cuidar.

Informações
Locais de implantação: Hospitais, postos de saúde e outras Instituições de Saúde. O local pode ser sugerido pelo patrocinador tendo a possibilidade de atender a alguma patologia ou estratégia específica. Abaixo seguem algumas sugestões:

  • Hospital das Clínicas de São Paulo;
  • Hospital São Paulo;
  • Hospital Samaritano;
  • Hospital de Câncer de Barretos;
  • Hospital da Unicamp;
  • Santa Casa de Santos;
  • INCOR

Compartilhar