fbpx

Compartilhar

Hospital Infantil Varela Santiago

HOSPITAL INFANTIL DE NATAL/RN FAZ MAIS DE 13 MIL PROCEDIMENTOS POR MÊS
hospital

Sobre o Hospital:

Mesmo diante das dificuldades financeiras para manter essa entidade filantrópica, o grande objetivo de todos é integrar ações que possibilitem uma compreensão global da criança e sua família, percebendo-os enquanto cidadãos. Por isso, trabalhamos articulados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, que em seu contexto refere-se à identidade da criança como fundamental no seu reconhecimento como sujeito de direito, considerando-o enquanto Ser Histórico-Social respeitado em sua individualidade e integridade.

O hospital tem capacidade de atender a 110 leitos distribuídos nas diversas especialidades médicas e enquanto espaço físico dispõe de 06 salas de atendimento médico em sistema de consultas eletivas, que estão localizados no “Casarão Azul” mais conhecido como “Ambulatório”; Uma sala para vacina, uma sala para internamento e uma para atendimento ambulatorial de oncologia, para o funcionamento do “Hospital Dia”.

Temos também 02 unidades para internamentos e tratamentos de patologias gerais conhecidos por Unidade para Lactentes engenheiro Ubergue Ribeiro (crianças de 0 a 2 anos) e Unidade Pedro Câmara (Crianças de 03 a 14 anos); Dispomos ainda da Unidade Esperança destinada a atender crianças com doenças infecto-contagiosas. E somam-se a estes os outros setores de maior complexidade que são: Clínica Cirúrgica, Unidade para Neurocirurgias, UTIP (Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica), UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) e o Centro de Onco-hematologia Infantil (COHI).

Em média realizamos 13.500 mil procedimentos por mês e os serviços complementares como: Farmácia, Laboratório, Quimioterapia, Brinquedoteca, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Higienização, Setor de Controle de Infecção Hospitalar, Centro de Processamento de Roupas, Serviço de Nutrição e Dietética, Radiologia, Ultrassonografia, Setor Pessoal, Faturamento, Tesouraria, Recepção e Portaria, Patrimônio, Arquivo/SAME, Compras, Almoxarifado, Setor de Marketing, Transportes, Informática, Manutenção e SESMT (Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho), além da nossa Central de Atendimento e Doação (Nossa receita de cada dia!).

 

10380548_681507865276472_540404477783002749_o

 

PROJETO 2018 – Capacitação, Qualificação e Desenvolvimento dos profissionais do Hospital.

Hospitais de excelência preconizam que suas equipes sejam de excelência, pois somente assim consegue-se prestar o melhor atendimento possível aos seus pacientes e clientes. Cabe ressaltar que o serviço prestado nas instituições de saúde impacta diretamente na vida das pessoas, de modo que cada vez menos se tolera situações de não conformidade, erros ou imperícias na atuação dos profissionais envolvidos. Desta maneira torna-se imprescindível para as instituições garantir que seus colaboradores estejam todos e sempre atualizados do ponto de vista técnico.

O papel institucional na formação e atualização de seus colaboradores têm cada vez ganhado mais espaço, tanto do ponto de vista ético, como empresarial e até mesmo jurisprudencial, ou seja, as instituições são sim responsáveis por garantir e atuar diretamente na formação e qualificação dos seus. Por isso o projeto visa o aprendizado e a evolução no trabalho de cada profissional do Hospital para que estes estejam aptos a um rápido atendimento e diagnostico.

Objetivos do Projeto:

• Capacitar 600 profissionais para o atendimento oncológico, sendo 400 colaboradores do HIVS e 200 representantes das secretarias do Rio Grande do Norte, no total de 2.357 vagas. Vale salientar que os profissionais serão capacitados em mais de um curso, conforme necessidade de treinamentos;

• Ofertar 14 cursos para qualificação profissional dos colaboradores do Hospital Infantil Varela Santiago e convidados das Secretarias Municipais de Saúde do estado.

Devido à alta demanda por leitos pediátricos no estado do RN que possam dar suporte às crianças com diagnósticos oncológicos e de leitos de UTI que estejam disponíveis para receber esses pacientes, o Hospital se destaca pela estrutura física, assistência especializada e qualidade no atendimento que oferece a população usuária do SUS

 

1597316_647722865321639_6713173462420443751_o

Compartilhar