Compartilhar

Fundação Toque-Funbesco | Araraquara

 

Projeto do Núcleo Especial de Meio Ambiente – NEMA

O projeto visa o plantio de 30.000 mudas nativas/ano para reflorestamento em um viveiro já construído onde serão distribuídas bancadas com bandejas. As mudas serão produzidas a partir de sementes e permanecerão na estufa até sua germinação. Após este período irão para área externa do NEMA e serão replantadas em tubetes. O resultado desta produção será negociado e o recurso econômico revertido para o projeto.

Além da produção de mudas nativas estaremos organizando uma horta orgânica com o plantio de hortaliças, ervas medicinais e árvores frutíferas em um sistema de produção conhecido como Mandala.

Esse tipo de horta economiza água, trabalha com a diversidade de plantas, aproveita melhor o espaço, usa apenas fertilizantes orgânicos e poupa o solo. O termo mandala vem do sânscrito e significa “sagrado” ou “círculo mágico” e fertilidade. Trata-se de uma horta de círculos concêntricos que respeitam a agricultura ecológica. Temos um tanque de irrigação no centro e por meio de linhas de drenagem, a água escorre para o meio e é recaptada para o sistema. A mistura de espécies tem um papel fundamental. Quanto maior a diversidade delas, maior o equilíbrio ambiental e menor o índice de pragas e a necessidade de intervenção.

A horta mandala tem raiz no Movimento de Permacultura, cujos pilares são o cuidado com a terra, cuidado com as pessoas e o compartilhamento. A horta em círculo segue a teoria de que na natureza todas as suas formas são arredondadas/curvilíneas como o planeta Terra, as sementes, as células, etc.

 

 

Princípios para trabalhar com a Horta Mandala

1. Plantar o máximo que puder, utilizando o menor espaço;
2. Usar o mínimo de energia, para a máxima produção;
3. Promover o envolvimento de toda a comunidade;
4. Nada se perde, tudo se aproveita;
5. Trabalhar em parceria com a natureza.

Toda a produção será distribuída pelas famílias de nossos assistidos e também será disponibilizada para a negociação com a comunidade visando a geração de recursos importantes para a auto sustentabilidade do projeto.

O NEMA conta com um barracão para plantio, uma sala de ferramentas, 1 banheiro masculino, 1 banheiro feminino e 1 banheiro adaptado.

O projeto do NEMA segue, ainda, princípios ambientais como:

  • Captação de água da chuva para lago com reaproveitamento desta na irrigação;
  • O esgoto não vai para a rede municipal. Este é tratado internamente através de biodigestão com reaproveitamento de efluente na produção de mudas;
  • Utilização de produtos de limpeza e higiene biodegradáveis e orgânicos/artesanais;
  • Em todo o arruamento do NEMA e entrada para Núcleo Educacional utilizamos o entulho reciclado que é produto de trituração de restos de construção como tijolos e concreto descartados nas caçambas;
  • O NEMA gerará sua própria energia através da ENERGIA FOTOVOLTAICA;
  • Todos os restos de alimentos e cascas de frutas advindos do Núcleo Educacional serão utilizados para produção de adubo orgânico e todo o mato do terreno será utilizado em camadas abaixo do canteiro para criar fertilidade para o solo.

 

 

Neste projeto contaremos com os seguintes profissionais:

  • 1 coordenador de projeto;
  • 1 pedagogo;
  • 1 educador social e ambiental;
  • 1 terapeuta ocupacional;
  • 2 técnicos de campo.

Este projeto tem por premissa o atendimento em âmbito terapêutico e semi profissionalizante para parte dos assistidos pela Fundação Toque com deficiências intelectual e múltipla com carga horária e atividades diversificadas para cada grupo de alunos.

O NEMA visa, ainda, realizar atividades de educação ambiental envolvendo escolas municipais e escolas particulares do ensino infantil e do ensino fundamental.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.Campos obrigatórios *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>