fbpx

Compartilhar

Festival de Cultura Caipira de Barretos

 

Considerada a Capital Nacional da Pecuária da década de 60, historicamente a cidade de Barretos sempre foi um polo de criação de gado, principalmente com a instalação do primeiro frigorífico da América Latina – Frigorífico Anglo.

Barretos chegou a realizar por vários anos no recinto Paulo de Lima Corrêa a Exposição de Gado e Produtos Derivados, uma das principais exposições de Gado do Brasil na época. Um evento que tinha em sua variada grade de programação exposição de animais, shows, tradição e a valorização da cultura sertaneja.

Em 2018 a 50ª edição da Exposição Agropecuária de Barretos, volta a ser realizada aonde tudo começou – recinto Paulo de Lima Corrêa. Uma verdadeira volta as origens, proporcionada pelo Sindicato Rural de Barretos, um grupo local de criadores de gado de melhoramento genético, em parceria com o Prefeitura Municipal que revitalizou toda a estrutura do recinto para poder resgatar este importante evento que sempre projetou Barretos no cenário da pecuária nacional

 

 

Tradição e Cultura

A Queima do alho, famosa competição culinária estará presente durante a realização da Exposição Agropecuária de Barretos, preservando assim a culturado peão de boiadeiro que trazia o gado em marcha para o frigorífico.

 

 

Outubro 2018

Sucesso na Prova dos Três Tambores na 50ª ExpoAgro Barretos

Modalidade realizada graças à Lei de Incentivo ao Esporte teve inscrição gratuita e premiação de R$ 30 mil

Pela primeira vez, empresas parceiras, através da Lei PIE, apoiam e incentivam a prova cronometrada mais feminina dos rodeios, Três Tambores. Para Jesus Antônio de Oliveira, dirigente da APAB, a conquista é inédita e deve se estender para outros projetos, que envolvem provas cronometradas, realizados em parceria com a Comissão Organizadora da Exposição.

Agradecemos a Mafra por abraçar esta ideia e patrocinar o Festival de Cultura Caipira de Barretos através da Lei PROAC. Iniciativas como estas garantem a perpetuação da nossa cultura caipira.

Já o integrante da Comissão Organizadora da 50ª ExpoAgro, Nestor Leonel, ressalta que além de incentivar as provas equestres, o apoio estadual irá valorizar, ainda mais, o nome de Barretos no segmento. O evento registrou mais de 100 inscrições em diversas categorias da modalidade.

Sobre a modalidade

Tradicional em muitas festas de peão, eventos sertanejos e feiras agropecuárias, a prova é uma atividade de velocidade que tem o objetivo de contornar três tambores em um percurso triangular no menor tempo possível.  A habilidade do competidor e entrosamento com o cavalo são decisivos nos resultados da competição.

 

 

50ª ExpoAgro Barretos registrou 20 mil visitas apenas no primeiro final de semana

O Jubileu de Ouro marca o retorno da Exposição Agropecuária de Barretos ao seu berço, o Recinto Paulo de Lima Corrêa. Em seu primeiro final de semana, o evento recebeu cerca de 20 mil visitas com extensa programação para um público de todas as idades.

Realizada por Comissão Organizadora, formada por pecuaristas, entidades da classe, e com o apoio do poder público municipal e empresas privadas, a 50ª ExpoAgro Barretos teve entrada franca, com atrações voltadas para o setor agropecuário, atrações de resgate cultural e diversos shows artísticos.

 

Compartilhar