Compartilhar

Clube de Leitura da Juventude 2.0

 

+Cultura +Digital +Leitura +Cidadania

Um clube de leitura digital é formado por 8 e 12 adolescentes, que se reúnem uma vez por semana para ler e falar sobre o mesmo livro que leram ou estão lendo.

Os encontros ocorrem no mesmo dia da semana, horário e local e duram 3 horas:

  • Na 1ª parte, leem eBooks nos tablets disponibilizados pelo projeto (e aprendem a ler também em celulares e computadores, para que possam acessar em outros locais)
  • Na 2ª parte, conversam sobre suas experiência com a leitura realizada.

São 5.000 obras de ficção e não ficção, de autores clássicos e contemporâneos, inclusive best sellers e lançamentos recentes. Cada participante recebe login e senha e pode acessar e ler os eBooks, seja durante os encontros do clube ou, a qualquer hora do dia ou da noite, em outros lugares, inclusive com a internet desligada

Os clubes de leitura são criados e funcionam em centros sociais e comunitários, bibliotecas, ONGs, associações de bairro e outros locais de convivência. Cada cidade beneficiada recebe uma biblioteca digital, 11 tablets e 5 clubes

 

 

Biblioterapia

O projeto adota como metodologia a Biblioterapia, Ciência criada nos EUA, no início do século 20 para tratar os feridos da 1ª Guerra Mundial, que voltavam do front. Hoje em dia, ela é empregada com sucesso em serviços públicos de países do Primeiro Mundo por ser eficaz e econômica, com resultados rápidos e comprovados cientificamente.

Mais de 400 livros são usados na Biblioterapia para apoiar pacientes- leitores a lidar com temas como violência juvenil, agressividade, autoestima baixa, luto, perdas, abandono, depressão, ansiedade e egoísmo, entre outros. E, assim, promover o desenvolvimento individual e noções de cidadania.

Público-Alvo e Resultados

  • Adolescentes com idade entre 12 e 18 anos nos seguintes municípios paulistas: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Diadema, Franca, Guarulhos, Hortolândia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano.
  • A Fundação já implantou 600 bibliotecas digitais em 572 municípios. E já criou 140 clubes de leitura nos mais diferentes locais, boa parte deles para atender crianças, jovens e adolescentes
  • A união de expertises criou um projeto inovador e único: os Clubes de Leitura Digitais da Juventude 2.0 e 572 bibliotecas digitais implantadas em todos os estados do país e 800 mil horas de leitura realizadas.
  • 120 clubes de leitura implantados e 6.268 pessoas atendidas em cursos de formação online. 400 mil crianças, jovens e idosos beneficiados e 500 mil livros doados para escolas e comunidades.
  • 950 minibibliotecas implantadas e 1,5 milhão de textos produzidos pelos participantes dos projetos.

 

 

Prêmios e Reconhecimento

  • Prêmio Cultura Viva – Ministério da Cultura
  • Certificação de Tecnologia Social pela Fundação BB
  • Prêmio Balanço Social – Instituto Ethos/Valor Econômico
  • Prêmio IBTT (EUA) – Educação para o Trânsito
  • Prêmio Barão de Mauá – Sebrae
  • Prêmio Denatran – Educação para o Trânsito
  • Prêmio Jabuti Melhor Livro do Ano – Câmara Brasileira do Livro

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.Campos obrigatórios *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>