fbpx

Compartilhar

Cinesolar

ESTAÇÃO MÓVEL DE ARTE, SUSTENTABILIDADE, CINEMA E CULTURA DE PAZ.


 

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, a energia solar. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas.

Desde sua inauguração em 2013, o cinema solar já percorreu mais de 260 cidades brasileiras e contabiliza um público superior a 95 mil pessoas.

 

 

O Cinesolar conta com dois carros equipados com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

No interior dos veículos há cadeiras para o público, sistema de som, projeção e telão. A primeira unidade do Cinesolar é equipado com cabine de DJ com sistema de som para acompanhar as atividades. A segunda estação móvel de cinema, denominado Cinesolar Tupã, conta com um estúdio de TV.

 

 

Junto com a exibição de filmes, o Cinesolar realiza diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente:

Eco-grafite: Oficina de grafite que utiliza tintas produzidas pelos participantes com pigmentos naturais, como o café e a beterraba;
Dj-Eco: Trupe de artistas que realizam sets de música e danças com instrumentos acústicos e eletrônicos interagindo com o público;
Música Orgânica: Oficina que possibilita aos participantes criarem músicas através de instrumentos produzidos por eles mesmos a partir de materiais recicláveis;
Eco-expo: Exposição do veículo do Cinesolar com exibição de monitores e infográficos que explicam o funcionamento do carro e informam os princípios básicos da energia solar;
Oficinema Solar: Oficina de produção de vídeo com abordagem de técnicas básicas de atuação, gravação e roteirização. Abordando temáticas ambientais e locais, o filme é produzido pelos participantes e exibido na mesma noite, durante a sessão de cinema.

Compartilhar