fbpx

Compartilhar

Centro Cultural Adesca: Oficinas Culturais

oficinas culturais

O Centro Cultural ADESCA, é uma instituição que tem o dom de reunir a diversidade. Quando falamos em diversidade, esta palavra nos remete às relações de gênero, raça, cor, crenças, orientação sexual, condição socioeconômica e diferentes linguagens artísticas, que se entrelaçam e se fundem entre si.

Não há lugar para o preconceito, ou mesmo, pessoas que não buscam aprender através da arte. A dança, a música, a capoeira e o teatro são as principais linguagens que unem esta geração cada vez mais exigente naquilo que busca, tanto para o seu crescimento pessoal, quanto profissional.  Em quase 17 anos de existência, a entidade já atendeu mais de 10 mil jovens entre crianças e adolescentes de forma direta, em 12 municípios, inserindo a arte no centro de uma educação para a vida e estimulando-os à prática da cidadania e não-violência.

É importante frisar, que a Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico, foi criada para manter todos os projetos do Centro Cultural ADESCA, que tem como prioridade a defesa dos direitos da criança e do adolescente, facultando-lhes todas as garantias preconizadas nos artigos 3o e 4o da Lei 8069/90.Desta forma, não há como minimizar as ações da entidade em apenas uma área setorial das políticas públicas para a infância e juventude, pois a garantia de direitos é universal e passa pelas áreas da educação, assistência social, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, dentre outras.

Trata-se de um dos maiores centros de formação e produção artística do país. Localizado no município de Taquaritinga, o Centro Cultural ADESCA: Dança Comunidade, já atendeu mais de 10 mil crianças e adolescentes em diversas cidades do país e do exterior. Possui reconhecimento internacional por diversos órgãos de defesa de crianças e adolescentes, destaca-se: Criança

Esperança da Rede Globo de Televisão, Prêmio Itaú/UNICEF, Observatório de Práticas Exemplares da Universidade de São Paulo-USP/RP, International Dance Conceiul, Confederación Interamericana de La Danza. É responsável pela formação cultural de diversos jovens no Brasil e no Mundo, inserindo-os no mercado de trabalho nacional e internacional, destacando-se: Argentina, Austrália, Portugal, Estados Unidos, Itália, França. Com uma ação GRATUITA em comunidade carentes, promove a educação integral de crianças e adolescentes, colocando a arte no centro de uma educação para a vida e a construção de cidadania.

 

ATIVIDADES

Pretende-se com o projeto Centro Cultural ADESCA: Oficinas Culturais, promover a descentralização das ações culturais oferecidas pela organização, onde irá desenvolver as oficinas na cidade de Taquaritinga na sede da entidade e nas dependências da Fundação Edmilson José Gomes de Moraes de forma GRATUITA pelo período de 12 meses.

 

oficinas culturais2

 

OBJETIVOS 

– Atender um total de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos em cada polo (Sede da entidade e Fundação Edmilson), através de oficinas, workshops e programas de intercâmbio técnico entre as entidades;

– Disponibilizar espaços GRATUITOS para sociabilidade, convívio e lazer saudável;

– Favorecer o ingresso, regresso, permanência e sucesso das crianças e dos adolescentes na escola pública diminuindo assim a evasão escolar;

– Colocar a arte no centro de uma educação para a vida e favorecer o desenvolvimento da cidadania;

– Promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes através das Oficinas Culturais: Capoeira, Dança nas diversas vertentes (Ballet Clássico, Jazz, Sapateado e Danças Urbanas), Cinema e Teatro;

– Ampliar os espaços de reflexão e circulação cultural em um contexto amplo, que abranja outras áreas de conhecimento, traçando linhas de envolvimento com assuntos atuais.

Com uma equipe técnica altamente capacitada, formada em sua grande maioria por ex-alunos já formados em Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Assistência Social e Administração de Empresas, a instituição atua na formação integral de crianças e adolescentes na promoção e garantia de direitos, além de sua formação por intermédio da cultura e da arte.

oficinas culturais3

Compartilhar