Compartilhar

Arte & Dança – APAE ES

 

As aulas são desenvolvidas da seguinte forma: alongamento inicial, movimentação (coreografias trabalhadas juntamente com alunos, buscando trabalhar a criatividade dos mesmos), em determinados momentos eles dançam livremente, alongamento final. As coreografias são baseadas em diferentes ritmos musicais. O objetivo é capacitar 200 (duzentas) crianças e adolescentes com deficiência física e/ou intelectual, atendidas pela APAE-Serra, com faixa etária de 07 a 17 anos, em condição laboral, que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município da Serra/ES, através da arte da dança

A história das pessoas com deficiência é marcada por acontecimentos trágicos, rejeições, abandonos e por muito tempo nenhum tipo de educação inclusiva foi direcionada para elas, além de não haver a preocupação com os direitos destinados a essas pessoas. No município da Serra, segundo o Censo 2010 (IBGE) e afirmado pelo Plano Municipal de Assistência Social 2014-2017 (PMAS), havia 210 indivíduos extremamente pobres com alguma deficiência mental; 2.492 tinham alguma dificuldade visual; 678 auditiva e 1.011 locomoção, público este usuário direto e indiretamente da APAE.

É neste cenário que o projeto propiciará as crianças e adolescentes com deficiência física e/ou intelectual através da arte, ir além das barreiras arquitetônicas, de comunicação e das violações de direitos que impedem seu desenvolvimento integral. Adotando as práticas de ensino da arte da dança e expressão corporal como fator de inclusão social, de combate ao preconceito e garantia de direitos. Contribuindo para ampliar a rede de atendimento as crianças e adolescentes com deficiência. Em acordo com o PMAS da Serra, pressupomos o projeto como estratégia qualificada de estimular nas crianças e adolescentes com deficiência a autonomia, independência e inclusão social com vistas à melhoria da qualidade de vida.

Visando a perspectiva inclusiva, a proposta é vincular a dança, atividades rítmicas e expressivas, com objetivo de promover a inclusão social, o desenvolvimento e ampliação das capacidades físicas e cognitivas dos educandos da Apae, bem como o fortalecimento de vínculos de suas famílias. No âmbito da inclusão social, a dança é um meio de promover a socialização, o respeito, o direito à individualidade, limites, entre outros quesitos que são explorados nos parâmetros curriculares.

Mas, para que isso aconteça de forma adequada, é preciso formação para os professores, e oferecer condições ideais e igualitárias para qualquer tipo de educando com necessidade especial. A dança possibilita trabalhar aspectos como a criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da atividade em si, contribuindo assim, na consciência corporal, comunicação, bem-estar, entre outros benefícios.

 

 

A Educação Musical é responsável por uma contribuição importante e significativa com o processo integral do desenvolvimento humano. O canto favorece o desenvolvimento emocional, a conscientização de si mesmo, o despertar das emoções e favorecer a integração social e emocional.  Contudo, a proposta consiste em ação integrada, com intuito de fortalecer a rede de atendimento a criança e adolescente com deficiência, além, de engajar as famílias para que os vínculos sejam fortalecidos a fim de acompanhar a evolução dos educandos e estimular seus filhos ao protagonismo.

O objetivo é capacitar 200 (duzentas) crianças e adolescentes com deficiência física e/ou intelectual, atendidas pela APAE-Serra, com faixa etária de 07 a 17 anos, em condição laboral, que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município da Serra/ES, através da arte da dança.

Compartilhar