Voz Amiga

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

Fundação Toque

Lei de incentivo: PRO-MAC – São Paulo

0
ATENDIMENTOS POR MÊS
0
COLABORADORES
0
ANOS DE TRADIÇÃO

 

FUNDAÇÃO TOQUE é uma instituição preocupada em promover inclusão social via ações educativas, esportivas, culturais e ocupacionais para crianças e adultos dos 6 aos 50 anos de idade. Ao estabelecer parceria com o projeto VOZ AMIGA, a organização vai levar comunicação alternativa para pessoas com deficiência física, mental ou com algum déficit cognitivo. Por intermédio do software LIVOX instalado em um tablet doado, crianças e adultos ganham voz e múltiplas formas de interagir com o mundo.

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Educação, apenas 1% do acervo intelectual brasileiroestá devidamente adaptado para pessoas com deficiência ou restrições cognitivas.

O projeto dispõe de uma biblioteca de conteúdo livre, adaptável e multidisciplinar. Lições em formatos de vídeo, áudio, música, imagem e cartões de comunicação, são adaptados para atender o usuário de acordo com sua deficiência ou déficit de aprendizagem. Essa rede multimídia já possui uma série de recursos inclusivos, como ajuste para visão, alto contraste e tamanho de cartões modulados.

Esta ação visa humanizar as relações e tornar a interação possível,independentemente da condição física, mental ou social do indivíduo

 

O cronograma dessa iniciativa é iniciado com a capacitação dos professores, procedimento com emissão de certificação. Em seguida, o processo de habilitação focará na preparação dos pais para que entendam como é vital o uso da ferramenta durante todo o dia da criança. Depois realizamos a interação da criança com o software por um período mínimo de 6 meses.

Proporcionar desenvolvimento social é identificar a potencialidade de uma sociedade e criar espaço para que a projeção de oportunidades seja igual para todos. A liberdade é garantida quando direitos essenciais são vivenciados por cada pessoa, sem nenhuma distinção. Visando isto, a FUNDAÇÃO TOQUE e o projeto VOZ AMIGA uniram esforços para promover uma comunicação inclusiva amplamente acessível.

A meta de atendimento é de 415 usuários por mês, que serão acompanhados por 83 colaboradores que desenvolvem o seu trabalho de maneira direta ou indireta com os usuários e suas famílias.

Os serviços, programas e projetos de assistência social são executados, de forma gratuita, permanente e continuada, sem qualquer forma de discriminação, de forma planejada, diária e sistemática, garantindo processos participativos dos usuários. A organização também promove e estimula o desenvolvimento de programas de prevenção das deficiências, de promoção, de proteção, de apoio e orientação à família e a comunidade.

Depoimentos

As seguintes empresas acreditam e apoiam esse projeto:
Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: