Instituto Athlon | Volêi Sentado

São José dos Campos – SP

Com as mesmas regras do vôlei convencional, o Vôlei Sentado, ou ParaVolley, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets têm 25 pontos corridos e, o Tie-Break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets.

A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura e a altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a modalidade é administrada pela CBVD (Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes) e no Estado de São Paulo quem comanda é a Federação Paulista de Vôlei Sentado. Nas Paralimpíadas Rio 2016 a Seleção Brasileira Feminina conquistou a medalha de Bronze.

 

 

Através do esporte a equipe de vôlei, para pessoas com deficiência física, possibilita melhorias psicossociais além de melhora física a partir de um esporte que trabalha o corpo globalmente, tirando este grupo de um perfil sedentário, campo fértil para doenças físicas e psíquicas.

Tem como meta, na categoria masculina, ficar entre as 6 melhores equipes do Estado de São Paulo e entre as 12 melhores do País. Mostrando ao atleta a sua importância como cidadão, importância de fazer parte de um grupo, oportunizando também a ampliação da cultura através de viagens e integração com outras equipes nos campeonatos.

 

Volei-Sentado-2018-4

 

O Instituto Athlon coordena o Paradesporto Joseense, sendo a entidade referência nas 9 modalidades, englobando mais de 80 pessoas com idades entre 11 a 58 anos, com deficiência física, visual e intelectual. São elas: Vôlei sentado, Goalball, Paraciclismo, Atletismo, Natação, Judô, Xadrez, Bocha e Badminton.

Desde 2016, é realizado corridas de rua, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, e um bom exemplo de nossa atuação perante a comunidade é a organização e realização de corridas de rua gratuitas, contemplando até hoje, mais de 6,8 mil participantes.

Conquistas do Instituto Athlon

Notícias do Projeto

[]
1 Step 1
Quero Apoiar!
Informe os seus dados para realizarmos o atendimento
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Compartilhar

Iniciar Conversa
Olá! Posso ajudar?