fbpx

Vôlei Sentado 2018 | Instituto Athlon - LS Nogueira

Compartilhar

Volei-Sentado-2018-2

 

PROJETO

Viabilização e manutenção da equipe de vôlei para pessoas com deficiência física, possibilitando a pratica do esporte em ALTO RENDIMENTO, através de disputa de Campeonatos Oficiais Paulista e Brasileiro, proporcionando a 16 paratletas a oportunidade de se tornarem atletas de alto nível.

Este projeto prevê o custeio das despesas com Técnico, Assistente Técnico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Coordenador de Modalidade, Assessoria Jurídica, Custeio de Logística para disputa dos campeonatos, além de compra de material esportivo adequado para a modalidade.

 

VOLÊI SENTADO

Com as mesmas regras do Vôlei Convencional, o vôlei sentado, ou ParaVolley, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets tem 25 pontos corridos e, o Tie-Break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets.

A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), e no Estado de São Paulo quem comanda é a Federação Paulista de Vôlei Sentado. Nas Paralimpíadas Rio 2016 a Seleção Brasileira Feminina conquistou a medalha de Bronze.

 

Volei-Sentado-2018-3

 

 

NOVEMBRO 2018

Dia especial para equipe do Vôlei Sentado, do Instituto Athlon

 

No primeiro encontro entre modalidades, os paratletas foram recebidos no último 31 de Outubro pelo pessoal do São José Basketball em grande oportunidade para troca de vivência entre modalidades.

O grande objetivo é fomentar as atividades paradesportivas em alto rendimento. A data foi marcada pela presença do medalhista em Mundiais Edson Cavalcante Pinheiro. O evento será retomado em outra ocasião pelo Instituto Athlon, referência em nove modalidades esportivas

Empresas Incentivadoras da equipe de Vôlei Sentado
Simpatia Supermercados; Sanko; Sankonfort; Grupo Alto do Tietê; Top Supply; Golden Technology;

 

 

 

 

OUTUBRO 2018

O Encontro São José Vôlei Sentado e São José Basketball 

 

O São José Basketball receberá nesta quarta-feira (31), a equipe Paralímpica de Vôlei Sentado – Athlon/São José dos Campos para uma vivência entre as modalidades.

Nesta temporada o Instituto Athlon se tornou um dos principais parceiros do São José Basketball. A parceria entre o SJB e o Instituto Athlon visa fomentar as atividades paradesportivas através da pedagogia do exemplo que a equipe de basquete de alto rendimento proporciona, além do exemplo de superação dos paratletas na prática esportiva.

Vôlei sentado é uma modalidade paralímpica para atletas com deficiência física ou deficiência relacionada à locomoção. A competição é entre duas equipes, com seis atletas cada. O jogo acontece em uma quadra adequada, com tamanho menor que de uma versão olímpica da modalidade, e com uma rede de altura mais baixa, ideal para os atletas paralímpicos.

 

 

Data: 31/10/18   –    Horário: 19:00h
Local: Ginásio Linneu de Moura.

– Apresentação Parceria São José Basketball e Instituto Athlon
Dalvi Rosa Moreira – Diretor São José Desportivo

– Apresentação Instituto Athlon e modalidades
Juliano Rangel de Sousa – Instituto Athlon

– Apresentação do Atletismo Paralímpico
Edson Cavalcante – Seleção Brasileira de Paratletismo. Campeão Paralímpico dos 100m rasos. Atleta do Instituto Athlon.

– Apresentação Atleta / Vôlei Sentado
Rodrigo Lima – Atleta do Vôlei Sentado – Athlon/São José dos Campos e Seleção Brasileira

– Apresentação da Modalidade e regras

– Partida entre os atletas do basquete e paradesporto

Fotos: Arthur Marega FIlho

 

O Instituto Athlon

O Instituto Athlon desenvolve modalidades esportivas de iniciação e de alto rendimento para pessoas com deficiência. Fundado em 2011, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que, por meio da promoção e realização de eventos e treinamentos esportivos, visa promover e desenvolver a prática de atividades físicas como lazer e esporte de competição.

O Athlon coordena o Paradesporto Joseense nos esportes para pessoas com deficiência física, visual e intelectual, sendo a entidade referência nas 9 modalidades, englobando 80 atletas, com idade ente 11 e 58 anos. São elas: Vôlei sentado, Goalball, Paraciclismo, Atletismo, Natação, Judô, Xadrez, Bocha e Badminton.

 

METAS

  • Abranger jovens, adultos e idosos com deficiência.
  • Oferecer uma modalidade que agrega possibilidade a um espectro de deficiência muito grande e possibilitar melhorias psicossociais além de melhora física a partir de um esporte que trabalha o corpo globalmente, tirando este grupo de um perfil sedentário, campo fértil para doenças físicas e psíquicas.
  • Mostrar a este indivíduo a sua importância como cidadão, importância de fazer parte de um grupo, oportunizando também a ampliação da cultura através de viagens e integração com outras equipes nos campeonatos.
  • Aumentar o número de participantes da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e
    Litoral Norte.
  • Na categoria masculina, ficar entre as 6 melhores equipes do Estado de São Paulo e entre as 12 melhores do País.

 

O Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo de São José dos Campos, tem como missão principal, a inclusão social através do esporte na vida de pessoas com deficiência. O Instituto foi fundado em 2011 como uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que por meio da promoção e realização de eventos, associados ao treinamento esportivo, visa promover e desenvolver a prática de atividades físicas como lazer e esporte de competição, proporcionando o acesso aos esportes olímpicos e paralímpicos.

O Instituto Athlon coordena o paradesporto joseense, sendo a entidade referência nas 9 modalidades, englobando mais de
80 pessoas com idades entre 11 a 58 anos, com deficiência física, visual e intelectual.

Desde 2016, realizamos corridas de rua através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e um bom exemplo de nossa atuação perante a comunidade, é a organização e realização de corridas de rua gratuitas, contemplando até hoje, mais de 6,8 mil participantes

 

Volei-Sentado-2018-4

 

Hoje, o Instituto conta com alguns apoiadores, melhorando nosso atendimento aos atletas e fortalecendo nossa marca institucionalmente.

  • Agência de Marketing;
  • Sistema de Gestão Financeira;
  • Parceria com empresa de Odontologia SORRIX oferecendo atendimento odontológico a todos os paratletas;
  • Suporte aos atletas com Nutricionista;
  • Suporte aos atletas com Médico Ortopedista;
  • Suporte aos atletas com Clinica de Fisioterapia;
  • Representantes dos Paratletas em Conselhos Municipais (Pessoas com Deficiência / Juventude);
  • Cadastro na Corregedoria do Estado de São Paulo