fbpx

TELAPALCO - LS Nogueira

Compartilhar

TELAPALCO
Acessibilidade Cultural com Capacitação Profissional

Itinerante – SP

O Projeto TELAPALCO é uma iniciativa cultural, profissionalizante e socioeducativa, que estimula a inclusão social via oficinas tecnológicas e criativas, capacitando jovens por meio do conhecimento sobre cinema, edição, roteiro, fotografia e operação de DRONES. Essa iniciativa visa a democratização do acesso aos novos padrões de linguagem cinematográfica e da alta tecnologia. Seu compromisso é o de oferecer educação, cultura e profissionalização para que os jovens alcancem novas oportunidades sociais.

O TELAPALCO preserva o incentivo de uma formação integral, se preocupando,
ao mesmo tempo, com o crescimento humano, cultural e profissional de cada jovem

As oficinas do TELAPALCO aprimoram a criatividade prévia do aluno, explorando suas habilidades artísticas e o capacitando em novos talentos. Essas atividades iniciam o jovem no mundo da produção visual, edição cinematográfica, comunicação midiática e da manipulação de DRONE para fotografia de cena ou gravação.

COMO O TELAPALCO ACONTECE?

Como estratégia de execução, uma região do Estado de São Paulo será selecionada para receber as ações formativas do projeto. A prioridade é atender jovens afastados dos grandes centros urbanos ou de regiões de menor acesso à cultura cinematográfica. A equipe do TELAPALCO entrará em contato com as secretarias de cultura e educação das diversas regiões do estado.  Essa parceria em municípios servirá para legitimar o projeto e indicar escolas da rede pública que precise de projetos artísticos, educacionais e profissionalizantes.

Quando a cidade é definida, 2 grupos compostos por 50 jovens serão formados,
totalizando uma participação de 100 alunos e assim, o calendário das atividades pode ser iniciado.

As oficinas serão ministradas por artistas, fotógrafos, cineastas e educadores visuais, entregando não apenas informações técnicas, mas experiências pessoais sobre sua trajetória na profissão e direcionamentos de mercado. Acreditamos que a troca entre profissional e aprendiz gera mais valor para escolas, alunos e comunidade. Essa oportunidade de se identificar com o outro ou se reconhecer no que o outro faz, é parte do processo de descoberta da sua identidade, vocação e da própria cultura.

O FESTIVAL TELAPALCO

Como encerramento do projeto, será realizado o “Festival TELAPALCO”, um evento gratuito, aberto ao grande público e não apenas aos grupos escolares. Esse evento será uma exposição de encerramento, servindo de palco para os trabalhos cinematográficos produzidos pelos próprios alunos. As imagens capturadas via utilização de DRONES, serão expostas por meio de vídeos e fotografias, valorizando o trabalho criativo e tecnológico de cada aluno.

 O principal compromisso do TELAPALCO é o de oportunizar qualidade de vida e transformação social, democratizando o acesso a arte e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos jovens. As oficinas de DRONE têm como proposta: potencializar as habilidades profissionais dos alunos com ajuda da tecnologia, elevando seu nível de competência e conhecimento pessoal.

O projeto alinha seu trabalho para ser uma ponte de possibilidades, levando o jovem ao encontro de uma realidade igualitária e construindo futuros justos. O TELAPALCO deseja mostrar o poder transformador da cultura e como os alunos podem utilizá-lo.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right