Serviço de Proteção

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

APAE Barueri

Lei de incentivo: PRO-MAC – São Paulo

0
MIL ATENDIMENTOS EM 2020
0
USUÁRIOS POR MÊS
0
JOVENS INSERIDOS NO MERCADO DE TRABALHO

A história da APAE Barueri começa no início da década de 1990, quando três mães de bebês com deficiências decidiram buscar recursos em Barueri para apoiar o desenvolvimento de seus filhos, mas só encontraram atendimento para crianças a partir de sete anos. Com muita vontade, esse movimento de mães seguiu adiante na busca por mais informações. Acabou encontrando conhecimento especializado e outras pessoas dispostas a abraçar a causa da deficiência. Assim, em 1996, nasceu a APAE Barueri, que, hoje, tem a missão de construir oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social da criança e do jovem com deficiência, em parceria com a família e com a comunidade, sob as perspectivas da garantia de direitos e do respeito à individualidade.

A organização desenvolve o atendimento especializado a famílias e a pessoas com deficiência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos tais como: atitudes discriminatórias e preconceituosas, estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da independência e autonomia. 

O atendimento ofertado pela APAE Barueri à pessoa com deficiência e suas famílias tem como foco a atenção integral a essa população, considerando suas singularidades e os aspectos biopsicossociais.

Os serviços, programas e projetos de assistência social são executados, de forma gratuita, permanente e contínua às pessoas com deficiência e suas famílias. 

Disponibilizar o mais precocemente possível as intervenções necessárias, e que favoreçam: a habilitação e reabilitação, o desenvolvimento da autonomia e independência dos usuários, a melhoria da qualidade de vida, inclusão social, acessos aos direitos socioassistenciais, a redução dos agravos decorrentes de situações violadoras de direitos, à convivência familiar e comunitária 

O serviço prestado pela APAE Barueri tem como público alvo pessoas com deficiência intelectual, deficiências múltiplas, pessoas com transtorno do espectro autista, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor na faixa etária de zero a 30 anos e suas famílias. Residentes no município de Barueri, que vivenciam vulnerabilidade social e desvantagem pessoal resultante das próprias deficiências. 

A meta de atendimento é de 415 usuários por mês.

As seguintes empresas acreditam e apoiam esse projeto:
Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: