fbpx

Projetos de apoio a deficientes 2019 - 2020 - LS Nogueira

Compartilhar

Projetos de apoio a deficientes 2019-2020

Projeto Lucy Montoro: Sala terapêutica de integração sensorial

Realizar aquisição de materiais e equipamentos para a estruturação da Sala Terapêutica de Integração Sensorial na Rede de Reabilitação Lucy Montoro de São José do Rio Preto.

A ideia da implantação deste projeto justifica-se no fato de que existem muitas pessoas com deficiência que vivem em espaços limitados, o que faz com que não tenham experiências, não desenvolvam os seus sentidos e não ampliem suas habilidades cognitivas.

 

A Sala Multissensorial oferecerá a oportunidade para essas crianças e esses adolescentes vivenciarem experiências e construírem pontes sobre as barreiras impostas pelas suas deficiências.

 

A Sala será estruturada de forma a encantá-los apresentando um universo cheio de detalhes em forma de luzes, cores, fragrâncias, sabores e texturas. E terá como finalidade despertar sensações, aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e a dor. E poderá ser utilizada também como experiência de aprendizagem e como forma de relaxamento e lazer.

Público Alvo

Crianças e Adolescentes que apresentem limitações às atividades básicas e instrumentais da vida diária, derivadas de incapacidades adquiridas: lesão encefálica adquiridas de diferentes patologias; amputação de membros de diferentes níveis e etiologias; lesão do sistema nervoso periférico; Síndrome de Down; Transtorno do Espectro Autista, má formação congênita de membros e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Projeto Lucy Montoro: Caminhando e Brincando

Realizar aquisição de equipamentos computadorizados de reabilitação robótica para crianças que foram submetidos à Rizotomia Dorsal Seletiva no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), e terão continuidade de atendimento pela Unidade de Reabilitação ligada à Rede “Lucy Montoro”, de São José do Rio Preto.

Cerca de 75% a 88% das crianças com Paralisia Cerebral tem espasticidade em maior ou menor grau.

 

A Rizotomia Dorsal Seletiva, é uma cirurgia em que as raízes sensitivas envolvidas nos circuitos dos reflexos anormais são seccionadas para a atenuação da espasticidade. Esta técnica tem sido aplicada aos pacientes do SUS com Paralisia Cerebral, atendidos pelo HCM e pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro, e somando-se aos tratamentos clínicos, ortopédicos e fisioterapêuticos tem apresentado muitos resultados positivos para o controle da espasticidade.

Público Alvo

Serão beneficiados, prioritariamente, todas as crianças com Paralisia Cerebral submetidas à cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva no HCM. No período de 2016 a 2018, foram atendidas 15.664 crianças com paralisia cerebral na Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.Campos obrigatórios *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>