fbpx

Projeto Tomates Verdes Fritos - LS Nogueira

Compartilhar

Projeto Tomates Verdes Fritos

Ribeirão Preto – SP

 

O Projeto Tomates Verdes Fritos é um clube de leitura digital, direcionado a homens e mulheres acima de 60 anos e formado por 8 a 12 pessoas, que se reúnem uma vez por semana para ler e falar sobre um mesmo livro.

Para a leitura, é utilizado tablets disponibilizados pelo projeto (e também é ensinado a utilizar seus celulares e computadores para ler livros); durante o projeto também terá momento onde relatam, com base em suas próprias vidas, as experiências com a leitura realizada.

O projeto adota como metodologia a Biblioterapia, uma Ciência criada nos EUA, no início do século 20, para tratar os feridos da 1ª Guerra Mundial que voltavam do front. Ela é empregada com sucesso, atualmente, nos serviços públicos de países do Primeiro Mundo por ser uma ação eficaz e econômica, com resultados rápidos e comprovados cientificamente. Mais de 400 obras são recomendadas na Biblioterapia para ajudar os pacientes a tratar males que vão desde o abandono ou a solidão até a depressão ou o alcoolismo, passando por sintomas como ansiedade, impaciência e individualismo, entre tantos outros.

Os clubes de leitura serão criados e funcionarão em locais como centros sociais e comunitários, postos de saúde, bibliotecas, associações de bairro, ONGs, instituições e locais de convivência de idosos. Cada cidade beneficiada terá uma biblioteca digital (com 11 tablets cada uma) e terá 5 clubes de leitura.

 

 

Impactos na Comunidade

  • 100 clubes implantados em quase todas as regiões de SP
  • 1.000 idosos beneficiados diretamente
  • 5.500 beneficiados indiretamente (familiares e voluntários)
  • 20 mediadores de leitura idosos formados e capacitados para atuar
  • 20 bibliotecas digitais implantadas
  • 1.000 novos finais de livros criados e publicados em site na web
  • 10 livros per capita lidos por ano (o dobro da média nacional)

Já foi Testado e Aprovado:

  • A Fundação já implantou 600 bibliotecas digitais em 572 municípios.
  • E já criou 70 clubes de leitura na Educação de Jovens e Adultos (EGA), com o Ministério da  Educação; e implementou projetos bem avaliados para idosos, como o História da Gente (1º Lugar no Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura)
  • A união de expertises criou um projeto inovador e único: os clubes de leitura digitais da 3ª idade!

 

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right