Tomates Verdes Fritos

Lei de incentivo: IDOSO – Federal

Observatório do Livro e da Leitura

Local: Ribeirão Preto

0
OBRAS DISPONÍVEIS PARA A BIBLIOTERAPIA
0
TABLETS EM CADA BIBLIOTECA
0
CLUBES DE LEITURA
0
% CAPTADO

O objetivo do projeto é propiciar maior bem-estar físico e emocional a pacientes em tratamento contra o câncer e a leucemia por meio das técnicas da Biblioterapia, ciência que utiliza como recurso a leitura de literatura para promover maior bem-estar emocional, apaziguamento, conscientização, autoconhecimento e redução dos níveis de estresse, ansiedade e angústia. A intenção do projeto é ocupar o tempo livre dos pacientes com a leitura de livros de literatura, e criar momentos de acolhimento, prazer, entretenimento, escuta empática e reflexão, envolvendo pessoas próximas.

A Biblioterapia, metodologia empregada, é aplicada com sucesso em diversos países como serviço público essencial por sua eficácia: resultados rápidos e comprovados com custos baixos de implementação. O facilitador atua como biblioterapeuta e os livros são escolhidos em função dos perfis dos participantes. E ajudam a lidar com temas como doenças, solidão, abandono, depressão, violência e baixa autoestima, entre outros.

A leitura proporciona bem-estar físico e emocional e isso é fundamental para uma vida mais saudável. Ao mesmo tempo em que promove a escuta empática e o diálogo, o projeto estimula maior troca e convivência, a partir da leitura feita, com familiares e amigos. O projeto- piloto em Ribeirão Preto, com 30 pacientes acima de 60 anos projetando a leitura de um livro por mês seguida de sessões de biblioterapia na casa do paciente e/ou em locais de sua preferência, tais como, livrarias, bibliotecas, parques, cafés e etc.

Um dos maiores triunfos da humanidade, o envelhecimento da população também representa um grande desafio. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a adoção de ações que visem um modo de vida ativo e saudável como necessárias para que as pessoas mais velhas possam viver plenamente com as suas capacidades. Ler livros, exercitar o cérebro, conversar sobre essas leituras também oferece conforto e apoio psicológico. Entretenimento cultural de qualidade, aprendizagem e pacificação interna, além de preservação da memória se torna uma trilha perfeita para mais saúde, autoconhecimento e desenvolvimento individual.

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU:
Clique no botão da lei abaixo para conhecer mais projetos.