Pousada Solidariedade

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

VIAVIDA

Local: Rio Grande do Sul

0
DOENTES, ACOMPANHANTES E DOADORES HOSPEDADOS POR ANO
0
ATENDIMENTO POR MÊS
0
PORCENTO DOS ATENDIMENTOS SÃO CRIANÇAS E ADOLESCENTES
0
% CAPTADO

A Pousada Solidariedade recebe pessoas enfermas de baixa renda de todas as regiões do país, que realizaram transplantes de órgãos e tecidos e precisam de uma casa de apoio específica.

Localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a casa de hospedagem oferece estadia gratuita em ambiente limpo, kit de roupas de cama e banho higienizadas, para o hóspede/paciente que chega na Pousada Solidariedade, acompanhado por um familiar cuidador, trazendo encaminhamento da assistência social do hospital transplantador, onde está ou será atendido.

HISTÓRIA DA VIAVIDA

Desde abril de 1999, voluntários de Porto Alegre vinham desenvolvendo atividades para incentivar as doações de órgãos e tecidos e, como consequência, os transplantes. Após inúmeras ações desenvolvidas por esse grupo com o apoio de empresas, hospitais e canais de comunicação, surge a VIA Pró-Doações e Transplante para somar forças às demais entidades e formar cidadãos conscientes da solidariedade. 

ViaVida é uma organização da sociedade civil com sede nesta Capital, tem finalidade educacional e assistencial com cerca de 75 voluntários.

O tempo de estadia depende de avaliação médica e da situação de cada caso: 

Pode ser na etapa pré-transplante, em avaliação, quando doador na família ou espera por doador falecido. No pós-transplante, na alta do hospital, após a cirurgia com tempo variável. Ou também em retorno para revisão com consulta e exames marcados.

A Pousada oferece:

  • Apoio pedagógico individual em acordo com o ano escolar (também pode ser oferecido pelo trabalho voluntário música, recreação, informática);
  • Apoio psicológico em grupo, ou individual nos casos com maiores complicações emocionais;
  • Oficinas de artesanato, trabalhos manuais e informática visando possibilidade de geração de renda complementar.

Espera-se hospedar mais de 200 doentes ao ano, mais acompanhantes e, inclusive, se for o caso, o doador familiar, prestando 600 atendimentos/mês, sendo mais de 60% crianças e adolescentes. 

Esta população apresenta necessidades específicas, principalmente por serem de outros municípios, muitas vezes tão terem os recursos financeiros necessários para garantir hospedagem nesse processo. 

Durante o pós-cirúrgico também necessitam de cuidados especiais, devido à medicação que diminui as defesas do organismo, o que pode interferir em sua recuperação, e algumas vezes até ser letal. 

A hospedagem garante para essas crianças as exigências de ambiente rigorosamente higiênico, alimentação balanceada e apoio psicológico para sua reinserção social. 

Para a instituição e voluntários, é muito gratificante o fato de a Pousada Solidariedade possibilitar a crianças e jovens uma nova vida, com novas perspectivas, correndo e brincando com saúde, estudando e, assim como adultos, retomando uma vida escolar e social. Estes motivos mostram a necessidade de continuidade do funcionamento da Pousada, bem como a busca dos recursos necessários para tal empreendimento. 

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU:

Compartilhar