Ponto da Moda

Lei de incentivo: PRONAC – Federal

Lei de incentivo: PRO-MAC – São Paulo

0
HORAS DE FORMAÇÃO
0
MESES DE PROJETO
0
VAGAS

O vestir assim como as demais manifestações  culturais é também uma expressão da cultura, pois  traz consigo uma série de códigos implícitos que  falam sobre os sujeitos, sua posição e seu tempo, portanto o ato de vestir-se se relaciona também com a cultura. Cultura como um “modo de vida”, que pode ser um modo de vida de diferentes nações ou períodos, ou pode ser o modo de vida de grupos existentes dentro de uma nação ou período. 

Dentro deste contexto, o Projeto Ponto da Moda – Oficinas Criativas e Artísticas pretende implantar um centro de formação cultural dedicado à disseminação, reflexão, produção, transformação e difusão destas manifestações culturais através do universo do vestuário e da moda brasileira. 

Será ofertado 80 vagas em um curso livre, gratuito, voltado a jovens e adultos acima de 15 anos de idade, divididos em 4 turmas de 20 participantes cada. O curso terá 144 horas de formação com 2 módulos e duração de 8 meses. 

Entretenimento

OBJETIVOS

O Projeto Ponto da Moda – Oficinas Criativas e Artísticas tem como objetivo principal provocar uma reflexão sobre o papel do vestuário na cultura viva e presente nos mais diversos significantes, seja ele um elemento de moda, um traje popular ou mesmo um figurino cênico, trazendo consigo uma carga simbólica repleta de elementos culturais e mensagens ocultas que se constroem através da chamada linguagem do vestuário. 

Objetiva, ainda, a instrumentalização dos participantes em diversas técnicas de operação, desenho, modelagem, manipulação de materiais, costura e acabamento, a fim que possam expressar a criação artística coletiva dos participantes, respeitando o repertório individual e seus pontos de vistas perante a sociedade. 

JUSTIFICATIVA

O Projeto Ponto da Moda – Oficinas Criativas e Artísticas justifica sua iniciativa por apoiar as iniciativas culturais e populares na reflexão do ambiente urbano e social em que vivemos; por promover a diversidade cultural através de materiais e olhares inovadores através do vestuário e da economia criativa da moda; por abrir espaço para discussão acerca da produção artística; por disseminar e difundir temas atuais e inesgotáveis com o complexo meio de vida destas importantes relações do eu com o mundo através do vestuário como continuidade e expansão de suas propostas e significantes culturais. 

CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO:

  • INTRODUÇÃO AO DESIGN DA MODA • INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA DE MATERIAIS 
  • MODELAGEM 

Entretenimento

As seguintes empresas acreditam e apoiam esse projeto:
Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: