fbpx

Pequenos Grandes Leitores - LS Nogueira

Compartilhar

Pequenos Grandes Leitores

São Paulo – SP

Pequenos Grandes Leitores – é um projeto de biblioteca infantil com o acervo de livros, brinquedos, jogos e móveis que tem o objetivo de estimular a leitura e a brincadeira para crianças de 0 a 8 anos. A biblioteca está pensada para a comunidade escolar (CEI, EMEI, EMEF I), hospitais, centros de acolhimento e cuidado infantil ou qualquer instituição para crianças que queira promover o acesso à leitura.

O acervo é composto por livros de literatura infantil, brinquedos, jogos educativos e móveis adequados para essa faixa etária. O diferencial do projeto é incentivar os processos de aprendizagem e letramento por meio de livros e brinquedos.

Acreditamos que ao proporcionar um ambiente lúdico com acesso ao livro, as crianças terão a motivação necessária para aprecia-los, e reconhecer a importância da leitura na sociedade atual. Serão oferecidos formação para toda a equipe profissional da instituição com dinâmicas de grupo e técnicas de utilização do acervo.

Pretendemos com isso aproximar crianças desde a mais tenra idade ao universo da leitura. Para isso, relacionamos duas grandes áreas do saber, a leitura e a brincadeira. Por meio de histórias, oriundas dos mais variados livros infantis, o projeto pretende estimular e enriquecer o imaginário infantil e o letramento de crianças pequenas. Unimos aqui o lúdico, traduzido em jogos e brinquedos.

O projeto pretende também incentivar o letramento e o imaginário infantil valorizando e potencializando a cultura do brincar da criança. A importância deste projeto se dá ao cenário atual de boa parte das crianças em idade escolar. De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo (Saldaña, Paulo. “Maioria dos estudantes de oito anos não sabe ler nem fazer conta direito. ” Folha de São Paulo. Novembro 2017) mais da metade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental têm níveis de leitura e matemática considerados insuficientes.

Ainda que o Estado de São Paulo apareça entres as melhores posições, em vista de outros estados brasileiros, o índice é de 41% de crianças que possuem o desempenho inadequado em leitura e escrita e matemática. Ainda na 4ª edição da pesquisa Retratos de Leitura no Brasil (2016) apenas 56% da população brasileira é leitora. Para a pesquisa, leitor é aquele que leu um livro ou parte dele há pelo menos três meses. E deste público, a maioria é composto por mulheres. Por isso, acreditamos na importância deste projeto.

Para que este número cresça e o cenário mude e possamos desenvolver o hábito e a condição da leitura nas crianças, ou seja, alfabetizá-las é preciso de um projeto cultural sólido desde muito cedo na vida da criança. Que proporcione um ambiente de engajamento literário, onde as crianças escutem histórias, folheiem livros, leiam (as que estiverem no período de alfabetização), contem e desenhem histórias, brinquem com elas, usem bonecos, pelúcias, blocos de montar, brinquem com outras crianças, com o educador.

A seleção dos brinquedos irá respeitar as etapas de desenvolvimentos das crianças e também os mais diversos tipos de materiais, como madeira, metal, borracha e tecidos diferentes, assim como a variedade dos brinquedos. Para os mais pequenos: móbiles, chocalhos, animais de pelúcia, blocos de encaixe até bonecos, carrinhos, jogos da memória, dominó, bola, tapete, corda, entre outros que estimulem o desenvolvimento motor, o simbólico e o raciocínio.

A seleção dos livros envolverá diferentes tipos de narrativas, gêneros textuais, temas, obras internacionais e, principalmente, nacionais, além de materiais diversos (capa dura, pop up, cartonado, brochura, livros fantoches, de pano, gigante, em braille, audiobook etc.). Todos serão catalogados e com indicação de conteúdo temático e a classificação etária.

Poderão ser emprestados para a família da criança, assim como os jogos e brinquedos, ou lidos em qualquer ambiente da biblioteca, pois as crianças poderão ficar acomodadas nos tapetes, cadeirinhas ou almofadas do espaço. Nossa maior preocupação é que este espaço seja um ponto de referência da literatura infantil para as crianças, pais e a própria instituição.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right