Oficina dos Sonhos

Lei de incentivo: PRONAC – Federal

Lei de incentivo: PRO-MAC – São Paulo

0
PESSOAS IMPACTADAS
0
EDUCADORES EMPREGADOS
0
JOVENS BENEFICIADOS

A Oficina dos Sonhos é um projeto da Quest, organização que atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. Nos últimos 7 anos, a Quest implantou e coordenou a implantação de 18 núcleos de inovação, dança, teatro, design e gastronomia em 17 municípios, empregando aproximadamente 70 educadores e beneficiando diretamente aproximadamente 2.700 jovens.

O objetivo do Oficina dos Sonhos é implantar e manter um laboratório de design e produção de objetos de madeira, que beneficiará 60 pessoas, entre artistas, designers, professores e a sociedade civil. As atividades envolverão a realização de cursos livres de média e curta duração, além de workshops de criação e exposições locais e itinerantes dos trabalhos produzidos. 

A iniciativa transmitirá conhecimento técnico em design e marcenaria com o objetivo de geração de emprego e renda para jovens adultos, revelando novos talentos e atuando como uma incubadora de projetos de design inovadores para a indústria moveleira, produção de brinquedos educativos e brindes de madeira, com a meta de se tornar um projeto autossustentável financeiramente após 3 anos de atividade.

A Oficina será um espaço de convivência, criação e produção, com atividades em três eixos: 

Entretenimento

FORMAÇÃO/RESIDÊNCIA 

Cursos de curta e média duração, totalizando 64 horas de atividade/ano, divididas em 4 disciplinas: 

  • Marcenaria (32 horas); 
  • Desenho técnico (8 horas); 
  • Modelagem 3D (8 horas); 
  • Gravura (xilogravura) (8 horas); 

CRIAÇÃO 

Convocação de artistas para uso das instalações da oficina, por meio de edital de residência artística e ocupação. Experimentações, convivência e fusão do conhecimento permitirão consolidar e aprimorar trabalhos individuais e coletivos. 

Entretenimento

As seguintes empresas acreditam e apoiam esse projeto:
Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: