fbpx

Livro Ilustrado de Arte Vida e Obra de Luise Weiss - LS Nogueira

Compartilhar

Livro Ilustrado de Arte Vida e Obra de Luise Weiss
São Paulo - SP

 

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural é uma associação sem fins econômicos que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

MISSÃO
Atender crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, além de pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Procuramos facilitar a inclusão social de todos, garantindo que reúnam condições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual fazem parte.

VIO
Ser uma instituição do terceiro setor reconhecida pela liderança, excelência, inovação e impacto social, por meio de ações socioculturais e de inclusão social.

VALORES

  • +  Ética nas relações e no exercício das atividades;
  • +  Respeito à diversidade humana;
  • +  Promoção do exercício da cidadania;
  • +  Comprometimento com a causa;
  • +  Excelência no trabalho.

 

 

OBJETIVO DO PROJETO

Difusão das obras e pensamento de artistas plásticos consagrados, a fim de promover o resgate cultural brasileiro, contribuindo para melhor acesso da  sociedade aos  bens artísticos por meio de um livro sobre a artista LUISE WEISS (produto principal).

Além disso o projeto contempla uma exposição com suas obras de arte (produto secundário). Haverá também, como medida de ampliação de acesso/formação de plateia, uma ação paralela, educativa, com capacitação de arte-educadores e oficinas de artes,  com  a  presença  do  artista,  para  pessoas  com  deficiência  intelectual  e  para pessoas sem deficiência, mas em vulnerabilidade social.

 

 

BIOGRAFIA

Luise Weiss (São Paulo SP 1953). Gravadora, pintora, fotógrafa, professora. Gradua-se em artes plásticas, em 1977, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, ondeé aluna de Evandro Carlos Jardim (1935), Regina Silveira (1939) e Carmela Gross (1946). Paralelamente à graduação, realiza livros com suas xilogravuras. Entre 1977 e 1987 é professora do laboratório de desenho infantil e juvenil da Pinacoteca do Estado de São Paulo – Pesp.

Inicia sua carreira como professora universitária em 1984, lecionando na Faculdade de Artes Alcântara Machado – Faam, e desde 1985 dá aulas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 1990 é agraciada com a Bolsa Vitae pelo projeto Fragmentos. Mestre, em 1992, pela ECA/USP, conclui o doutoramento   em   1998,   na   mesma   universidade,   com   a   tese   Retratos Familiares:   in   Memorian.   Em   2001   vai   para   a   Áustria,   terra   de   seus antepassados, e munida de fotografias antigas, refotografa alguns dos locais onde ele viveram. Realiza pinturas com base nessas fotografias, expostas em 2004.

Em 2002 retoma o contato com a tia-avó Clara Weiss, que lhe fornece mais fotografias de família para a execução de suas obras. Começa, em 2003, a preparação do projeto de sua livre-docência na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde desde 1997 é professora de gravura e desenho.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right