Lar Vila Itagiba

Lei de incentivo: IDOSO – Federal

Local: Rio Grande do Sul

0
ANOS DE TRADIÇÃO
0
IDOSOS ATENDIDOS
0
FRALDAS UTILIZADAS POR DIA
0
% CAPTADO

O Lar Vila Itagiba carrega o nome do navio brasileiro “ITAGIBA” torpedeado em agosto de 1942, em ataques da Alemanha Nazista. Na época, para demonstrar o descontentamento com o ocorrido, os prefeitos do estado do Rio Grande do Sul se uniram com o propósito de angariar fundos para compra de equipamentos que daria continuidade na luta contra a Alemanha. No entanto, a segunda guerra chegou ao fim e o valor arrecadado não havia sido utilizado. O prefeito da cidade de Santa Maria na época, Dr. Miguel Meirelles, destinou o valor para a ASAN – Associação Santamariense de Auxílio aos necessitados – que o utilizou na construção de um abrigo para pessoas carentes. As obras foram inauguradas em 07 de dezembro de 1947.

Assim, o dinheiro que era para ser utilizado na compra de armamentos transformou-se em um local de abrigo que hoje é casa de 62 idosos. A instituição está sob a coordenação das Filhas da Caridade desde 1968 e não possui fins lucrativos. O trabalho do lar tem continuidade graças à ajuda da comunidade, que auxilia com alimentos, roupas, fraldas e valores em dinheiro.

Os idosos acolhidos recebem diversos cuidados na instituição, como acompanhamento com nutricionista, enfermeira, assistente social, fisioterapeuta. Além disso, ainda contam com o auxílio da equipe de técnicos de enfermagem e de cuidadores de idosos.

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: