Voz Amiga

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

Lar Betânia

Lei de incentivo: PRO-MAC – São Paulo

0
CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS
0
MESES DE LICENÇA VITALÍCIA
0
MESES DE DURAÇÃO

O Lar Betânia é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que há 45 anos acolhe crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses. Todos são encaminhados pelo Fórum ou Conselho Tutelar de Ferraz de Vasconcelos, vítimas de abandono, trabalho infantil, abusos e maus tratos físicos e psíquicos, que foram vitimizadas em seus direitos básicos de sobrevivência. Nosso trabalho é por amor e sempre procuramos desempenhar um papel muito importante na vida dessas crianças e adolescentes acolhidos, no que diz respeito a seu desenvolvimento social e psíquico.

O VOZ AMIGA é um projeto que permite a comunicação básica de crianças e jovens com deficiências múltiplas e transtornos de aprendizagem, por meio da tecnologia assistiva como geradora de qualidade de vida e de inclusão social.

O Voz utiliza o software Livox, criado pelo pernambucano Carlos Pereira, para melhorar a comunicação de crianças e jovens com diversos tipos de deficiência.

O Projeto Voz Amiga em parceria com o Livox irá produzir e fornecer conteúdos (vídeos, áudios, imagens e músicas) adaptados, permitindo acessibilidade para crianças e jovens com restrições físicas, intelectuais ou cognitivas. Os cartões de comunicação visual e auditiva, orquestrados pela inteligência artificial do software, são facilmente personalizáveis segundo as necessidades de cada usuário.

Depoimentos

COMO O PROJETO FUNCIONA?

O cronograma dessa iniciativa é iniciado com a capacitação dos professores, procedimento com emissão de certificação via equipe técnica do Livox. Em seguida, o processo de habilitação focará na preparação dos pais, para só depois realizar a interação da criança com o software.

Essa rede multimídia já possui uma série de recursos inclusivos, como ajuste para visão, alto contraste e tamanho de cartões modulados. A liberdade de criar ou configurar o material utilizado, fortalece a democratização dos benefícios oferecidos pelo aplicativo Livox.

O projeto executará suas atividades educativas e sociais em um prazo de 12 meses. Esse período é dividido em 3 fases:

 Fase 1: Capacitação com certificação para os professores – 3 meses.

 Fase 2: Treinamento para os pais se adaptarem ao software – 3 meses.

 Fase 3: Habilitação dos alunos atendidos – 6 meses (mínimo)

Todos os envolvidos serão acompanhados e avaliados, periodicamente, para acompanhamento da evolução do projeto e do progresso individual de cada aluno. A mensuração dos resultados será realizada periodicamente por técnicos e também através do Livox ao final dos 12 meses de trabalho, para obter informações consistentes sobre a evolução dos jovens atendidos. 

Todas as crianças ganharão uma licença vitalícia, passiva de atualizações periódicas de alguns temas pré-programados pela equipe pedagógica da escola.

Seu imposto pode salvar vidas, transformar realidades, democratizar a educação
e tornar acessível as oportunidades que ajudam o desenvolvimento de crianças, adultos e idosos.

As seguintes empresas acreditam e apoiam esse projeto:
Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: