fbpx

Hospital da USP - FAEPA - LS Nogueira

Compartilhar

Hospital da USP - FAEPA

Ribeirão Preto – SP

A FAEPA (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) é uma Instituição com a finalidade especial de colaborar com o HCFMRP-USP, objetivando a implantação de mecanismos gerenciais e projetos que permitissem agilizar o aprimoramento da instituição hospitalar para ampliar e melhorar a assistência prestada à população.

Para o fortalecimento do SUS e o desenvolvimento das ciências da saúde, a FAEPA, aumentou a sua atuação em projetos direcionados à estruturação da rede de saúde em Ribeirão Preto e Região com ações direcionadas a atenção integral à saúde

No âmbito do HCFMRP-USP, a prioridade é a assistência de alta complexidade, contemplando transplantes, implantes, reabilitação, oncologia e outros procedimentos especiais. No final de 2018, a FAEPA contava com 2.903 empregados.

O FAEPA, é responsável por 80% dos procedimentos de alta complexidade e por 43% de média complexidade em toda a Região de Ribeirão Preto, que abriga uma demanda aproximada de 4 milhões de habitantes.

Em 2018 pelo SUS:

  • Atendimentos / Consultas 572.479
  • Internações 34.529
  • Cirurgias 26.878
  • Partos 1.462
  • Exames 3.632.973

Total

  • Atendimentos / Consultas 618.982
  • Internações 35.418
  • Cirurgias 28.541
  • Partos 1.594
  • Exames 3.708.568

As receitas da FAEPA vinculadas aos serviços de atenção à saúde prestados aos usuários do SUS atingem mais de 81% do total das receitas operacionais.

Projetos 2019/2020

PRONON

– Ampliação do setor de radiologia para atendimento no combate ao câncer para aumentar a capacidade de procedimentos intervencionistas, diagnósticos terapêuticos guiados por imagem, firmando-se como referência em assistência oncológica minimamente invasiva.

– Novas técnicas ópticas e ampliação no diagnóstico de câncer na Tireoide: O projeto proposto produzirá imagens ópticas através de múltiplas técnicas, de amostras provenientes de 160 pacientes adultos portadores da doença das glândulas da tireoide. Os resultados irão suplementar a informação gerando um diagnóstico mais fiel das lesões. Um dos legados deste projeto será uma estrutura experimental e computacional multiusuários que poderá ser empregada ao fim do projeto em uma variedade de tecidos além da tireoide.

PRONAS

– Modernização do parque de equipamentos para pessoas com deficiência: Ampliar e melhorar a qualidade da assistência para pessoas com deficiência e na capacidade dos profissionais com a aquisição de equipamentos para o parque.

– Desenvolvimento de um curso EAD e vivências presenciais para a formação dos profissionais em ortopedia: Este projeto tem como objetivo desenvolver um modelo de ensino misto, baseado na internet para ser realizado a distância e complementado pela prática vivencial em Oficina Ortopédica e acompanhamento do atendimento ambulatórias do Centro de Reabilitação.

– Aquisição de uma Ressonância Magnética para auxiliar na pesquisa da deficiência intelectual, auditiva e motora: Por ser um método não invasivo, a repetição dos exames de maneira continua permitindo melhorar na compreensão do processo de instalação e progressão. O foco principal deste projeto é o estudo do processo destrutivo da deficiência mental e física em diferentes estados.

Notícias do Projeto

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right