fbpx

Hip Hop nas Escolas - LS Nogueira

Compartilhar

Hip Hop nas Escolas

Itinerante – Rio Grande do Sul

 

O Hip Hop é a voz dos protestos e é a voz ativa dos jovens periféricos. A reivindicação por empregos, escolas, moradias, hospitais pode ser feita através dele. Ele busca políticas públicas e estimula o jovem a refletir sobre si mesmo, sobre seu lugar social, contribuindo para a ressignificação da sua identidade. É usado como meio de comunicação para levar uma mensagem positiva de que os jovens podem ser protagonistas de suas vidas e suas carreiras.

O Cultura Hip Hop nas Escolas conquistou o Prêmio Estadual Educação 2019, promovido pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) e foi um dos finalistas do Prêmio Brasil Criativo 2019, uma das premiações mais importantes na área da criatividade do país.

A proposta deste projeto é colocar em prática a valorização do saber e dos valores do indivíduo por meio de oficinas coordenadas por educadores que darão oportunidade para as crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, expressarem seus sentimentos. O projeto irá realizar, Treinamento-pessoal, Oficinas e Workshops de Dança de Rua, Grafitti, Dj, Rimas e Vídeo, além de palestras ligadas a Cultura Hip Hop em 5 escolas da rede pública de ensino de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. Atendendo alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, isto é, jovens e adolescentes da periferia e zona rural da cidade.

 

 

De uma maneira lúdica, a faixa etária atingida se desenvolve brincando, fazendo arte e educação. Além de despertar para a responsabilidade social e participação política na sociedade.

  • 10 (dez) Oficinas de Dança Urbana;
  • 10 (dez) Oficinas de Graffiti;
  • 10 (dez) Oficinas de DJ;
  • 10 (dez) Oficinas de Rima;
  • 10 (dez) Palestras “Genealogia da Cultura Hip Hop;
  • 10 (dez) Oficinas de Produção Audiovisual.

Totalizando 60 atividades no projeto e um público aproximado de 6 mil pessoas. Ao final das ações será produzido um vídeo de curta metragem de 15 minutos contendo imagens com os resultados do projeto.

  • Iremos contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais;
  • Promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais;
  • Apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores;
  • Proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional;

 

 

Alguns alunos possuem dificuldade na escrita e na leitura, porém muitos têm a riqueza na mente das palavras. Essa troca também fortalece seu vocabulário. Facilitar à oratória e a dicção estão no planejamento dessa didática, além de trabalhar as cordas vocais, gestos, recitar poesias, colaborando, somando para entendimento da própria língua portuguesa. Lincando o rap com a educação. Abrir as portas para o hip hop, abrirá as portas para a comunidade, incluindo uma pitada de reflexão, sem confundir a mente dos adolescentes.

Todas as atividades serão disponibilizadas gratuitamente para os estudantes das escolas contempladas. As 2 primeiras edições do projeto alcançaram êxito em seus objetivos, também sensibilizando a comunidade de Caxias do Sul para a importância transversal da CULTURA HIP HOP nas questões da Segurança Pública, Saúde Mental, Educação e Desenvolvimento Social.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right