Heci-VER

Lei de incentivo: IDOSO – Federal

Hos. Cacho. de Itapemerim

Local: Cachoeiro de Itapemirim

0
MIL CIRURGIAS REALIZADAS
0
MÉDICOS OFTAMOLOGISTAS
0
% DE PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS
0
% CAPTADO

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), é uma entidade privada de caráter filantrópico, reconhecido como de utilidade pública municipal, estadual e federal, também declarada como Organização Social, pelo Governo do Estado do Espirito Santo. O HECI, através do Instituto dos Olhos, realiza consultas médicas, exames e cirurgias oftalmológicas, onde trabalha com profissionais renomados e equipamentos modernos da medicina oftalmológica. Os atendimentos realizados pelo HECI são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios médicos e particulares, sendo que aproximadamente 85% é de pacientes do SUS. Entre janeiro e junho de 2021 através do Instituto dos Olhos do HECI, foram realizados 9.859 atendimentos oftalmológicos entre consultas, exames e cirurgias. Tomando em consideração que entre as principais mazelas relacionadas à idade estão com problemas de visão, 85% de todos os pacientes atendidos são pessoas idosas.

A Equipe Médica é composta por 10 (dez) Médicos Oftalmologistas. O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim desenvolve o programa “Cirurgias de Cataratas’’, desde a inauguração do Instituto dos Olhos em 12 de setembro de 2000, ultrapassando 10.000 cirurgias realizadas. O HECI acredita na oftalmologia como instrumento de inclusão social e busca parceria com o Governo Municipal, Estadual e Federal para continuar exercendo a sua função social e o seu negócio que é a valorização da vida. Dentre as doenças oculares mais prevalentes em pessoas idosas deve-se enfatizar a catarata, o glaucoma, as doenças venosas oclusivas da retina e especialmente a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). No Brasil o último levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitados e 20% revertidos. Também segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui aproximadamente 2 milhões de portadores de catarata e 120 mil novos casos são registrados a cada ano. Ela é a forma de cegueira reversível que mais atinge a população do mundo.

O objetivo é realizar atendimentos oftalmológicos, cirurgias de catarata, cirurgia de glaucoma e injeção intravítrea de antiangiogênico para pessoas acima de 60 anos, tratando, prevenindo a cegueira e a deficiência visual. Também contando com a implementação de um serviço de qualidade para atender os usuários do munício de Cachoeiro de Itapemirim, serão ofertadas consultas, todos os exames necessários a realização de cirurgias de cataratas e glaucoma.

  • Ainda segundo a OMS, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira reversível no mundo, acometendo principalmente idosos. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Aos poucos, Cachoeiro de Itapemirim vai se tornando mais ‘’grisalho’’.

    A população idosa aumentou consideravelmente nos últimos anos. Em 2000, esse grupo correspondida a 12,75% dos moradores de Cachoeiro. Em 2010 passou para 15,6% e hoje, esse percentual está estimado em 17,5% do total de habitantes. No final das próximas três décadas, por volta de 2050, a tendência registrada é de que os idosos sejam quase 40% do povo Cachoeirense. Apesar de representar uma parcela crescente da população, eles continuam preteridos diante de oportunidades e também políticas públicas. Segundo estimativas da OMS a prevalência de cegueira na classe pobre é de 0,75% a 1.00%, ou seja, se a população do Estado corresponde a um total de 4.000.000, aproximadamente 40.000 pessoas, e de que a cegueira por catarata seja de 50%, considerando a variação regional e que existam cinco vezes o número de cegos por catarata nos pacientes com catarata operável.


    Esse problema é tão grave que o Visão 2020 foi um projeto lançado mundialmente em 1999 com o ousado objetivo de eliminar todos os casos de cegueira evitável no mundo, no prazo de 20 anos e identificar as principais causas tratáveis de deterioração da visão, com esforços de governos, profissionais médicos e da Sociedade Civil Organizada. O público beneficiado direto: até 1.800 idosos com catarata e algumas doenças da retina, que afetam a visão desses pacientes do Município de Cachoeiro do Itapemirim, e com beneficiários indiretos, familiares dos idosos com catarata, estimados em até 5.500 pessoas.

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU:
Clique no botão da lei abaixo para conhecer mais projetos.