fbpx

GRUPAL - LS Nogueira

Compartilhar

Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre (Grupal)

 

grupal 2

 

O Grupal (Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre) é uma entidade que atende pessoas portadoras de reumatismo prestando assistência social de todo o Rio Grande do Sul, com a sede no Centro de porto Alegre.

Tem 1.032 pessoas cadastradas que se beneficiam dos serviços

Eles promovem atividades físicas direcionadas como Pilates, Tai Chi Chuan Yoga e Dança. Também disponibilizam uma assessoria jurídica que trabalha na luta pelos direitos dos residentes e suas famílias.

A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

A Instituição trabalha na divulgação, promoção, criação e utilização de espaços que venham a fornecer qualidade de vida aos pacientes diagnosticados com reumatismo. Tem a missão de facilitar o acesso dos pacientes reumáticos do Rio Grande do Sul às ações de promoção de saúde e informações sobre a doença, estimulando à adesão ao tratamento e à reabilitação física, social e psicológica.

Projeto “Manutenção das Oficinas para Reumáticos”

O projeto visa garantir as necessidades de manutenção e organização de todas as oficinas oferecidas aos idosos na sede do GRUPAL, promovendo atividades direcionadas aos pacientes reumáticos auxiliando no tratamento e na busca de informações pertinentes ao diagnóstico precoce melhorando significantemente sua qualidade de vida e de seus familiares (direta e indiretamente).

A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.

Por isso desenvolveram tipos de tratamentos como podem ver abaixo:

Isioterapia: o fisioterapeuta deverá criar um regime de exercícios individualizados que irá fortalecer os músculos ao redor da articulação acometida, aumentar a amplitude de movimento e reduzir a dor.

Terapia ocupacional: um terapeuta ocupacional pode ajudar você a descobrir maneiras de fazer as tarefas diárias ou fazer seu trabalho sem estressas suas articulações já dolorosas.

 

grupal

Tudo para dar uma condição melhor aos idosos do Grupal. Agradecemos pelo seu apoio, sem ele isso não seria possível!

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right