fbpx

Futebol de 5: A equipe Campeã das Paralimpíadas - LS Nogueira

Compartilhar

Que venha a Paralímpíada do Japão!!!

Futebol de 5 da APADV já está representado na terra nipônica. O goleiro Vinicius disputa jogos da Seleção Brasileira em Tóquio

Vinicius Tranchezzi , da APADV, está mostrando o melhor Futebol de 5 do mundo, já que a nossa equipe levou a medalha de Ouro na Olimpíada do Rio, em 2016.
Para continuar representando o Brasil da forma mais talentosa no futebol para deficiente visuais, a Associação apresenta o projeto como único de São Paulo a fornecer atletas para a Seleção Brasileira. Todos os profissionais recebem apoio e acompanhamento para melhor desempenho em quadra.

Praticado por atletas cegos, o futebol de 5 surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, há indícios de que era praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas. Durante as Olimpíadas das APAEs, em 1978, foi organizado, na cidade de Natal (RN), o primeiro campeonato da modalidade. Em 1984, ocorreu a primeira Copa Brasil, em São Paulo. Posteriormente, a Seleção Brasileira participou de edições da Copa América, conquistando o ouro em 1997, 2001 e 2003. Em 1998, o Brasil foi ainda o campeão do primeiro Mundial, realizado em Paulínia (SP).
A modalidade só entrou para o programa dos Jogos Paraolímpicos em Atenas-2004. E o Brasil é, até hoje, o único campeão. O futebol de 5 é disputado em uma quadra que segue as medidas do futsal, com algumas alterações nas regras tradicionais.
Os atletas de linha usam vendas nos olhos para evitar qualquer vantagem dos que apresentem percepção luminosa, enquanto o goleiro consegue enxergar normalmente. A partida é composta por dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. O som dos guizos do interior da bola orienta os jogadores.
Classificação
B1
Cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância
B2
Atletas com percepção de vultos
B3
Atletas que conseguem definir imagens.

Veja também:
https://globoplay.globo.com/v/5283336/
http://www.jb.com.br/paralimpiada-2016/noticias/2016/09/18/brasil-conquista-ouro-no-futebol-de-5/
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/09/1814396-no-futebol-de-5-selecao-brasileira-e-ouro-e-chega-ao-tetracampeonato-paraolimpico.shtml