fbpx

Festival de Luzes de São Paulo - LS Nogueira

Compartilhar

Festival de Luzes de São Paulo

Itinerante – BR

 

O projeto Festival de luzes de São Paulo pretende ressignificar os monumentos, praças e edifícios de São Paulo, criando um novo relacionamento entre os moradores e sua cidade ao realizar uma exposição artística gratuita que explora as possibilidades da intervenção urbana, através de mega projeções de obras de diferentes linguagens visuais, transformando, as ruas da cidade em uma galeria a céu aberto.

 100 mil pessoas impactadas diretamente nas instalações
1 milhão de pessoas impactadas no metrô com inserções na TV Minuto

A proposta projeto Festival de Luzes de SP surgiu do anseio de reduzir as distâncias entre o público e a obra de arte, a ideia do artista e a obra, na intenção de ser mais uma fonte para a produção e promoção do fortalecimento do exercício da cidadania.

 

 

A escolha do Centro de São Paulo como palco para as diversas manifestações artísticas propostas pelo projeto baseou-se no fato deste espaço ser considerado ícone da cidade e retrato de tempos áureos e de profunda decadência. Hoje essa região representa a ampla diversidade, não só socioeconômica, mas principalmente cultural dessa metrópole. Constituem, dessa forma, emblemas na guerrilha simbólica que propomos de apropriação da arte como constructo da vida e da cidadania.

“O festival pretende ressignificar os monumentos, praças e edifícios de São Paulo, criando um novo relacionamento entre os moradores e sua cidade”Alexis Anastasiou.

O principal intuito desse projeto é ampliar a promoção já existente da arte como parte do cotidiano das cidades e das pessoas, assim pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma prática artística que busca no espaço urbano uma forma nova e interativa de expressão, para a produção e promoção de cidadania, além de proporcionar o acesso gratuito à arte. Buscamos potencializar, através da arte, a discussão sobre a apropriação dos cidadãos dos espaços públicos, resultando na participação ativa e efetiva no processo de revitalização da região do centro, como exaltação do valor arquitetônico de São Paulo.

 

 

Acreditamos que o acesso participativo à arte coloca o indivíduo na posição de cidadão. A arte retira a pessoa da apatia e o coloca como alguém ativo dentro do contexto social. Alguém que reflete, manifesta-se criativamente e propõe mudanças.

Características do projeto

  • 3 finais de semana (agosto/setembro) com instalações de vídeo-mapping e light-art em espaços públicos
  • De sexta a domingo das 19h às 23h
  • Artistas convidados nacionais e internacionais
  • Convocatória aberta para instalações
  • Show com 20 drones com performance dança em local de SP (a definir), serão 3 revoadas de 8 minutos durante 3 noites

Programação sugerida

  • Semana 1: Edifício Anchieta (fachada do Riviera)
  • Semana 2: Praça Victor Civita
  • Semana 3: CEU Butantã

 

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right