fbpx

Esportes Paralímpicos - Instituto Athlon - LS Nogueira

Compartilhar

Esportes Paralímpicos - Instituto Athlon

Viabilização e manutenção das equipes de Goalball e de Vôlei Sentado para pessoas com deficiências, possibilitando a pratica do esporte em alto rendimento, através de disputa de Campeonatos Oficiais Paulista e Brasileiro, proporcionando a 32 paratletas a oportunidade de se tornarem atletas de alto nível.

Este projeto prevê exclusivamente o custeio das despesas relacionadas aos atletas com deficiências, seja em uma Bolsa Atleta (ajuda financeira) como em equipamentos e material esportivo.

 

MODALIDADES:

Vôlei sentado 

Com as mesmas regras do Vôlei Convencional, o vôlei sentado, ou ParaVolley, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets tem 25 pontos corridos e, o Tie-Break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. Nas Paralimpíadas Rio 2016 a Seleção Brasileira Feminina conquistou a medalha de Bronze.

 

Goalball

Desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o Goalball é o único esporte paralímpico não adaptado. Foi criado em 1946, pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar e socializar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos.  Uma partida de Goalball acontece entre em duas equipes com três atletas cada com o objetivo de fazer gols. Durante o jogo os atletas têm a função de arremessar e defender. A bola arremessada deve tocar em determinadas áreas da quadra para que o lance seja considerado válido. O Goalball é um esporte baseado na percepção tátil e, principalmente auditiva, por isso não pode haver barulho enquanto a bola está em jogo. Uma partida tem dois tempos de 12 minutos cada e vence aquela que fizer mais gols.  No entanto, o jogo pode ser encerrado a qualquer momento caso uma equipe alcance a diferença de dez gols no placar. É permitida a participação de todo atleta B1, B2 e B3. E todos jogam vendados para ficarem igualados durante a partida.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right