fbpx

Encontro das Culturas - 3ª Edição - LS Nogueira

Compartilhar

Encontro das Culturas - 3ª Edição

O Projeto é uma intervenção social e cultural voltada ao público brasileiro com duração de 6 meses. O objetivo é resgatar a história de um bairro e conta-la através do grafite em grandes muros da cidade (time-line grafitada) eternizada a céu aberto mostrando pontos importantes da evolução formação da nossa cultura e sociedade.

Veja aqui cobertura da Globo na Primeira edição: https://globoplay.globo.com/v/5253799/

Patrocine o projeto Encontro das Culturas e promova
o resgate de sua região e da história de seu povo

 

O desenvolvimento do projeto acontece em 3 linhas de trabalho simultâneas com o objetivo único do resgate histórico e valorização de nossas raízes através da arte.

1ª Conhecer a história.   

                                                                   

Através de nosso historiador, pesquisaremos materiais, fatos e documentos junto a órgãos públicos, entidades e moradores antigos do bairro. Para formatar uma time-line que retrate a história deste local através dos acontecimentos de grande relevância.

2ª Mãos a obra!!

 

Para iniciarmos nosso cronograma, reunimos coletivos de dança de rua, DJ’S e rappers e realizamos uma abertura oficial para apresentar a ideia aos moradores locais, ONG’S escolas e simpatizantes da cultura.

Depois, iniciamos a pintura/revitalização dos locais escolhidos para receber a arte. A estimativa é que seja realizado em até 90 dias.

3ª Arte nas escolas

 

Em paralelo ao desenvolvimento do muro, nossos educadores realizarão oficinas com duração de até 3 meses em escolas públicas ou ONG’S. Passando técnicas de expressão, iniciação ao desenho e também falaremos sobre a história descoberta sobre seu povo.

 

História

Através da nossa equipe de pesquisa, levantamos o maior acervo disponível sobre o desenvolvimento daquela parte da sociedade.Fotos, vídeos, documentos e depoimentos servirão como base para nossa história se alinhar e ser retratada por nossa equipe de grafiteiros.

Oficinas

Workshop de Graffiti + dança + Hip-hop

O objetivo das ações nas escolas é principalmente instruir e inspirar potencial criativo que existe em cada um e deixa-lo fluir livremente. Isto é essencial na formação do indivíduo, pois proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da pessoa, em seus aspectos sociais cognitivos e afetivos.

Com a união de coletivos de grafite, Hip Hop e Dança no mesmo lugar, realizaremos 02 dias de intervenções de Cultura periférica (no inicio e na entrega do muro). Todo o trabalho será filmado, fotografado e transformado em uma portal/ revista que contará a história do bairro, do grafite, dos grafiteiros.

Fotos da ultima edição

Unida a toda esta cultura o portal e revista prometem trazer também oportunidades. Teremos em todas as edições artigos especiais falando dos talentos do Bairro. O objetivo é dar voz a pessoas e profissionais vindos das áreas mais carentes da cidade.

Todo talento merece atenção! Seja o cabeleireiro que inventou o novo corte do momento, a menina que toca violão com uma mão ou um novo grande grafiteiro nascendo, todos terão espaço.

Como funciona a ação

 

Patrocinando através da Lei de Incentivo à Cultura e com apoio da LS Nogueira, os historiadores farão um levante do acervo histórico da região para planejar a linha do tempo com fatos de maior relevância e depois os grafiteiros regionais eternizam a história nos muros do próprio bairro escolhido.Fazendo com que as raízes do povo se tornem vivas e de conhecimento público, assim,  moradores, passantes e turistas, serão atraídos e levados a uma aula de história enquanto seguem suas rotinas em uma das cidades mais agitadas do mundo

OFICINAS: uma das diretrizes também é deixar um legado de cultura e conhecimento por onde passa. Por isto, foi idealizado para realizar oficinas de médio prazo (6 meses) ou workshops (1 dia). Ao final desta atividade os conteúdos são postados no site.

PORTAL: O Portal será uma fonte de cultura popular, terá conteúdo voltado principalmente a manifestações culturais que ocorrem pela cidade. Inicialmente, contará com 4 colunas de assunto (Gratife&Artes Visuais/ Musica&Dança/ Pessoas&Talentos/ Ações Sociais)

Na Mídia

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right