Despertar Calazans

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

OBRA SOCIAL ITAKA – ESCOLÁPIOS

Lei de incentivo: PRO-MAC – São Paulo

0
ADOLESCENTES E CRIANÇAS ATENDIDOS
0
ANOS DE DURAÇÃO
0
ANOS DE ATUAÇÃO

O projeto tem como principal objetivo ensinar procedimentos para o desenvolvimento pessoal e técnico de adolescentes em vulnerabilidade social, matriculados no ensino público e que vivem no bairro de Vila Nova de Colares e adjacências.

A Obra Social contempla 45 adolescentes, entre 13 e 15 anos, e oferta, durante 2 anos, três vezes por semana, oficinas que buscam a reflexão dos adolescentes e o enaltecimento de suas habilidades individuais: 

  • Conhecer, reivindicar seus direitos e assumir responsabilidades; 
  • Desenvolvimento de preferências estéticas e sensibilidade cultural e artística; 
  • Noções básicas de postura profissional; 
  • Relações interpessoais afetivas e sustentáveis; 
  • Dinâmicas de grupo; 
  • Introdução do mercado de trabalho; 
  • Iniciação à informática básica; 
  • Gerenciar conflitos de forma saudável e positiva, mediar e negociar; 
  • Adquirir conhecimentos acadêmicos básicos; 
  • A Utilização de novas tecnologias de informação e comunicação e a visão crítica em relação à mídia; 
  • Adotar atitude de respeito à diversidade e ao meio ambiente; 
  • Participação em processos decisórios na esfera social e política (através da participação em conselhos); 
  • Identificação de quando os outros precisam de ajuda, e adoção de atitudes solidárias; 
  • Defesa da ética, do respeito às coisas públicas e dos mecanismos de controle social; 

O projeto também visa o despertar da família na vida deste adolescente.  A ação intitulada “Projeto Família”, insere o ambiente familiar como parte fundamental do processo de aprendizagem, com acompanhamento e orientação. 

SOBRE A OBRA SOCIAL ITAKA ESCOLÁPIOS

A Obra Social Itaka Escolapios atua desde 2009 desenvolvendo o programa ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos’, ofertando as oficinas: 

Valorização humana, reforço escolar, ballet, capoeira, break dance, apoio pedagógico, musicalização, esportes e assistência social.

O local onde esses jovens moram é marcado pelo alto índice de violência e infraestrutura inadequada, falta de áreas de lazer e centros de convivência que tirem os jovens da rua. A falta de emprego também afeta os moradores. É de suma importância a atuação do Programa para amenizar os problemas diários e garantir uma saída para uma vida com mais qualidade. 

As aulas, reconhecidas pelo Ministério do Trabalho, ensinam as funções de auxiliar administrativo e operador de supermercados/repositor de mercadorias. Também são aplicadas aulas de formação de valores humanos, orientação e postura profissional. Na busca pelo melhor atendimento e na efetiva aprendizagem dos contemplados, são intercaladas, semanalmente, aulas teóricas e práticas. 

A medida ainda impactará os comerciantes locais, devido à parceria com o Programa Adolescente Aprendiz Calasanz. É acordado que os empresários da região darão a esses aprendizes oportunidades de trabalho para aplicabilidade do conhecimento adquirido. Uma iniciativa que gera resultados positivos aos comerciantes, além de fazer a economia do lugar girar trazendo benefícios para a comunidade. 

O Programa também atua junto às famílias dos adolescentes promovendo reuniões e encontros formativos. E o salário oriundo da aprendizagem-emprego, contribui na renda familiar, proporcionando melhores condições à família. 

As seguintes empresas acreditam e apoiam esse projeto:
Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: