De Bem com a Vida

Lei de incentivo: IDOSO – Federal

ASSOC. NACIONAL DE ESPORTES

Local: Peruibe

0
MIL IDOSOS ATENDIDOS
0
CENTROS DE ATENDIMENTOS
0
ANOS DE INSTITUIÇÃO
0
% CAPTADO

O De Bem Com a Vida é um projeto que atua na cidade de Santos para promover e apoiar atividades de assistência social para idosos, favorecendo o desenvolvimento da igualdade de oportunidades entre as pessoas.

O projeto busca formas de melhorar a qualidade de vida na terceira idade, trazendo benefícios como:

  • Aumento da autoconfiança;
  • Manutenção de disposição e energia física;
  • Conservação das habilidades intelectuais;
  • Redução dos níveis de depressão na terceira idade;
  • Sentimento de pertencimento na sociedade.

A proposta de realização do projeto vem organizar atividades através de uma equipe multidisciplinar para melhoria dos serviços prestados. Para garantia de acesso a atividades, existem 3 centros (Isabel Garcia, Vida Nova e Zona Noroeste), no atendimento a 3.200 idosos, que permitem a integração e promoção de oficinas, onde são desenvolvidas atividades socializadoras, informativas, recreativas e acompanhamento sistemático ao idoso, através de sua inclusão em programas educativos pela saúde.

Uma equipe técnica iniciará os trabalhos com ações diretas a comunitários, com um trabalho socioeducativo por meio de atividades programadas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Santos, através do Conselho do Idoso, com atividades lúdicas e socioeducativas, para convivência em grupo/educação social/desenvolvimento/pleno do público alvo e contemplados nos seguintes etapas:

Etapa Preparatório para Fazer

Em primeiro momento, através de tomada de depoimento, coletas de documentos, que descrevem com claridade um levantamento de dados e informações sobre público alvo, diagnosticando sua realidade social e estimativa de resultados a serem obtidos. 

Nesta fase identificamos que será executado nas oficinas de atividades lúdicas e socioeducativas.

Levantamento dos equipamentos sociais, espaços físicos nas localidades de atuações, Organizações e adequações. Mobilização das parcerias para identificação dos papéis, atribuições e responsabilidades, planejamento das ações.

Etapa  Conhecer para Fazer

Organizar atividades lúdicas e socioeducativas levantadas em cada centro de convivência envolvendo os idosos e as equipes especialmente responsáveis pelas atividades programadas para a terceira idade.

Ações – Serviço de apoio sócio educativo periodicamente com atividades pontuais, promoção de palestras para terceira idade, orientando e incentivando a participação nas oficinas das atividades lúdicas e socioeducativas, envolvendo os idosos nas ações.

Etapa Aprender Fazendo

Promoção de oficinas onde nestes encontros serão elaborados trabalhos manuais e atividades culturais, artísticas e esportivas, proporcionando o processo para manutenção da qualidade de vida e valorizar também a importância da participação em eventos que integrem cada vez mais ações sociais perante a terceira idade e com estas técnicas poderão apresentar sua habilidades, através das oficinas. As campanhas socioeducativas serão desenvolvidas em parceria com a secretaria municipal de Saúde, através da atuação de profissionais a ela vinculados, tais como médicos, nutricionista e fisioterapeutas.

Etapa Monitoramento dos Resultados

Durante o ano de andamento do projeto através dos indicadores avaliados que os principais problemas detectados no início tem apresentado resultados, principalmente a saúde física e a sociabilização dos grupos. Os resultados de frequência, participação, desempenho, integração etc.

Impacto Social – Análise dos resultados dos números de idosos que iniciaram na ação, números de idosos que permaneceram na ação, melhoria da situação de saúde.

Instrumentos: fichas específicas, reuniões e relatórios.

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: