Compartilhar

Clube de Leitura 6.0

Itinerante – São Paulo

O CLUBE DA LEITURA 6.0 aproxima idosos do hábito da leitura e da escrita. O projeto é composto de encontros presenciais e virtuais, focados em estimular debates, reflexões e acesso ao acervo literário nacional, internacional e adaptado via arquivos em audiobook. A iniciativa é uma ação social do Observatório do Livro e da Leitura, que visa tornar a leitura um recurso acessível.

NA LEITURA E NA ESCRITA TODA IDADE É BEM VINDA.

O objetivo do CLUBE DA LEITURA 6.0 é proporcionar a formação de leitores idosos e tornar seu envelhecimento mais ativo, saudável e humanizado. O projeto tem como propósito mostrar que a leitura provoca melhorias no processo ocupacional, cognitivo e emocional do idoso.

O CLUBE DA LEITURA 6.0 não é apenas um projeto social, literário e terapêutico, ele também conecta pessoas e entrega qualidade de vida para os idosos.

O projeto é realizado a partir de encontros semanais, seja por meio de conversas online ou reuniões presenciais. A leitura prévia dos livros que serão debatidos nesses encontros, prepara idosos para o exercício da socialização. O ato de debater sobre as obras literárias serve de estímulo para a inclusão e participação deles em atividades coletivas, ganhando uma presença mais segura e ativa na sociedade.

Com a pandemia provocada pelo COVID-19, o projeto adaptou suas reuniões para encontros 100% virtuais. Ainda que separados, o CLUBE DE LEITURA 6.0 continuou estimulando o intercâmbio literário e online (via Google Meet) entre idosos de 17 cidades do Estado de São Paulo. 

O contato com a tecnologia agrega mais autonomia e conhecimento ao idoso. A melhor idade pode experimentar o prazer do aprendizado via celulares, computadores e tablets. Na dinâmica dos encontros eles tem a oportunidade de trocar experiências e conhecer o entendimento do outro sobre suas reflexões ou sensações pós leitura.

No momento, o Clube de Leitura 6.0, já conta com um acervo de 20.000 obras literárias gratuitas, 100 grupos de leitura e 573 membros ativos. Em seus eventos pontuais, como lives e debates virtuais, o público chega ao número de mais de 1.000 expectadores por ação, incluindo audiência em outros países, como Portugal.

[]
1 Step 1
Quero Apoiar!
Informe os seus dados para realizarmos o atendimento
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Noticias do Projeto

[]
1 Step 1
Quero Apoiar!
Informe os seus dados para realizarmos o atendimento
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Compartilhar

Iniciar Conversa
Olá! Posso ajudar?