Clube de Leitura Digital

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

Observatório do livro e da leitura

Local: Ribeirão Preto

0
MIL VIDAS IMPACTADAS
0
ANOS AJUDANDO A MUDAR O MUNDO
0
CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS
0
% CAPTADO

O objetivo do projeto é proporcionar às crianças e aos adolescentes beneficiados o acesso aos livros e à leitura literária como caminho para o desenvolvimento pessoal e cidadão, de modo a ampliar seu universo cultural, impactar em seu desempenho escolar e gerar maior protagonismo na comunidade. O projeto atua diretamente sobre os baixos índices de leitura de crianças e adolescentes nos segmentos de baixa renda. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Ibope/Instituto ProLivro,2016), a leitura de livros nesse grupo é 5 a 6 vezes menor do que nas classes ricas. Isso só faz alargar o fosso social que separa esses grupos.

O acesso reduzido à informação e ao conhecimento que se dá pela cultura letrada prejudica a formação, gera visões acríticas e reduz o potencial de protagonismo social. O mau desempenho escolar é uma das consequências. Na vida adulta, são maiores as chances de terem menos oportunidades, os piores empregos e salários mais baixos, com menos direitos e cidadania. Para enfrentar tais disparidades, especialistas indicam medidas simples e eficazes, como os clubes de leitura, que tanto fomentam a leitura como funcionam como espaços de convivência. Estimulados pelo ato de ler, trocam perspectivas, sonhos, ideias e planos, que levam a novas percepções, comportamentos e atitudes, tendo como ponto inicial a valorização das experiências de vida de cada um.

O Observatório do Livro e da Leitura é uma fundação de direito privado que, desde 1999, transforma vidas e impacta comunidades através do fomento à leitura.

Cada clube de leitura possui, em média, 10 membros, que se reúnem uma vez por semana para ler e falar sobre o livro lido. Durante os encontros – com 2 horas de duração, sempre no mesmo lugar e horário – acontecem as sessões de Biblioterapia, tendo como geradores das conversas os enredos, personagens e cenários. Cidadania, ética, respeito, violência, tolerância, harmonia, sustentabilidade e paz são alguns dos temas. Voluntários ensinam os membros a manusear os APP’s de leitura em tablets, celulares e computadores.

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: