Clube de Leitura 6.0

Lei de incentivo: IDOSO – Federal

Observatório do Livro e da Leitura

Local: Itinerante

0
MIL HORAS DE LEITURA REALIZADAS
0
MIL IDOSOS BENEFICIADOS DIRETAMENTE
0
GRUPOS DE LEITURA
0
% CAPTADO

Clube de Leitura 6.0 se propõe em ser um suporte acolhedor e motivador para idosos que buscam mais qualidade de vida. O projeto produz uma assistência multidisciplinar usando a leitura e escrita como ferramenta de transformação do dia a dia da melhor idade. O projeto Clube de Leitura 6.0 tem ganhado notoriedade nesse tempo de isolamento social, devido a pandemia COVID-19. O projeto apoiado pela LS Nogueira através das Leis de Incentivos Fiscais foi destaque no Bom dia São Paulo e o Jornal da Rede Globo.
Os encontros virtuais acontecem semanalmente devido a pandemia e os livros são enviados digitalmente. Além disso, todos os idosos que participam do projeto encontraram na leitura uma forma prazerosa de enfrentar a falta do contato físico e aproximar os idosos do hábito da leitura e da escrita.

Sendo composto de encontros presenciais e virtuais, focados em estimular debates, reflexões e acesso ao acervo literário nacional, internacional e adaptado via arquivos em audiobook. A iniciativa é uma ação social do Observatório do Livro e da Leitura, que visa tornar a leitura um recurso acessível.

O objetivo principal é proporcionar a formação de leitores idosos e tornar seu envelhecimento mais ativo, saudável e humanizado. O projeto reforça como propósito mostrar que a leitura provoca melhorias no processo ocupacional, cognitivo e emocional do idoso, sendo assim, não é apenas um projeto social, literário e terapêutico, ele também conecta pessoas e entrega qualidade de vida para os idosos.

As vagas para a nova turma já estão disponíveis e a biblioteca digital do projeto já conquistou um acervo de 20.000 obras literárias. Por hora, 25 clubes estão com sessões de leitura online pelo app Google Meet com duração média de uma hora. Hoje, já são 100 clubes de leitura, com um total de 573 membros de 17 cidades do estado de São Paulo.

 

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU:
Clique no botão da lei abaixo para conhecer mais projetos.