Cine Favela - Idoso

Heliópolis – SP

O projeto Cine Favela oferece durante 12 meses, oficinas de informática básica, audiovisual, e redes sociais a fim de promover a inclusão digital de 50 idosos, a partir de 60 anos.

As aulas práticas e teóricas que são adaptadas considerando a experiência anterior com a tecnologia, o nível de escolaridade, as habilidades e limitações visuais e auditivas dos idosos, procuram desenvolver o potencial, mantendo a autonomia, além de promover o envelhecimento ativo.

Oficina de informática 

O mundo contemporâneo exige cada vez mais uma comunicação rápida e eficaz, dentro deste contexto, o pessoal da melhor idade também está se enquadrando neste novo jeito de se comunicar. Entre os aprendizados estão:

  • Conhecer o computador e seu sistema operacional
  • Criação de pastas na área de trabalho 
  • Aprender a digitar  
  • Como acessar à internet
  • Utilização de alguns programas do pacote Office (Word, Power Point, Excel)

Oficina audiovisual

O Cine Favela capacita os idosos para que produzam imagens e vídeos com aparelhos smartphone, permitindo que eles sejam produtores e difusores de conteúdo audiovisual.

Eles são estimulados a capturar com seu olhar mais apurado, momentos dentro da comunidade e em espaços culturais e de lazer da cidade.

Oficina de redes sociais

De acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita em 2017, os idosos acima de 60 anos, somam apenas 8,6 milhões de usuários ativos na internet. 

A medida promove à inclusão digital por meio do acesso à Internet e do treinamento, sendo uma forma facilitadora de participação das pessoas da melhor idade, excluídas da vida cívica.

O uso dos aparelhos smartphone ainda os estimula a expor nas redes sociais seus trabalhos artísticos. Ou seja, é uma oficina em complemento à outra.  

Cine Favela 

Criado em 2003, o Cine Favela é uma associação sem fins lucrativos que usa o cinema como papel principal em suas atividades socioculturais. Também é usado o esporte como ferramenta de inclusão cultural para os moradores da comunidade. 

Atualmente, são 08 funcionários e 25 voluntários trabalhando na instituição, que promoveu ao longo desses anos 7 festivais de cinema, onde foram exibidos mais de 300 títulos entre curta e longa-metragem.  

[]
1 Step 1
Quero Apoiar!
Informe os seus dados para realizarmos o atendimento
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Compartilhar

Iniciar Conversa
Olá! Posso ajudar?