fbpx

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM - LS Nogueira

Compartilhar

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) opera quatro Laboratórios Nacionais e é berço de um dos mais complexos projetos da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. Em seu campus de 530 mil m2, localizado em Campinas-SP, o Centro reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e oportunidades de treinamento e capacitação para jovens pesquisadores e estudantes de todos os níveis.

O CNPEM constitui um ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, movido pela busca e pelo desenvolvimento de soluções com impacto nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, agricultura, novos materiais, entre outras.  Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e um conjunto de instrumentações científicas para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos.

No Laboratório Nacional de Biociências são desenvolvidas pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos.

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia realiza investigações com materiais avançados, com grande potencial econômico para o País.

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico.

Projetos 2019

PRONON

Desenvolvimento de uma linhagem celular produtora de um anticorpo monocional anti-PD1, biossimilar do Nivolumab, utilizado para imunoterapia de câncer

Geração de uma linhagem celular monoclonal produtora do anticorpo anti-PD1, biossimilar do nivolumabe, e a produção do banco de células de pesquisa (Research Cell Bank).

PRONAS

Descoberta de compostos bioativos para alvos moleculares relacionados a transtornos do neurodesenvolvimento

Identificar moléculas capazes de modular a atividade das enzimas UBE2A, ADK e/ou processos relacionados a DDX3X, caracterizar moléculas-alvo (hits) no contexto estrutural, funcional e molecular, visando a prover ferramentas farmacológicas que permitam um avanço no conhecimento acerca do papel dessas proteínas no desenvolvimento e função neuronal e que sirvam como ponto de partida para o desenvolvimento de novos fármacos para DI e/ou TEA.