fbpx

Catedral São Sebastião de Ribeirão Preto - LS Nogueira

Compartilhar

Recuperação Estrutural da Catedral Metropolitana
de São Sebastião - Ribeirão Preto

Ribeirão Preto – SP

Com área total aproximada de 1360m², a Catedral também abriga um amplo acervo artístico, contando com obras do conceituado pintor paulista Benedito Calixto(1853-1927)

O projeto cultural tem como objetivo viabilizar a recuperação estrutural da obra projetada no início do século XX pelo renomado arquiteto sueco Carlos Ekman. A construção consolida-se como relevante ícone da memória local, constituída a partir da matriz religiosa que impulsionou o estabelecimento do núcleo originário de Ribeirão Preto.

Objeto de tombamento nos âmbitos municipal e estadual. Trata-se de uma bem cultural de valor histórico, arquitetônico, artístico, turístico e ambiental.  Ativamente presente no cotidiano da comunidade local, situa-se na Praça da Bandeira, região central de Ribeirão Preto. Notória relevância como patrimônio da cultura paulista.

O edifício vem sofrendo impactos estruturais decorrentes das vibrações provocadas pela intensa urbanização de seu entorno. Portanto, é preciso:

  • Viabilizar a preservação do edifício da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto através da recuperação estrutural.
  • Assegurar, a longo prazo, a manutenção da conservação do edifício, valendo-se de técnicas de positivo custo-benefício no que diz respeito à adequada intervenção sobre bens histórico-arquitetônico (manutenção não evasiva do objeto, tornando-se mais resistente à ação da deterioração.

Tombada pelo Patrimônio Histórico

Tida como um marco fundamental de Ribeirão Preto, reflexo de sua identidade, a Catedral Metropolitana de São Sebastião é considerada um dos principais exemplares do patrimônio cultural do município. Remontando a 1918, sua construção consolida-se como relevante ícone concreto da memória local.

O reconhecimento da Catedral Metropolitana de São Sebastião como expressivo reduto cultural foi, então, legitimado por seu tombamento no âmbito Municipal (Conselho de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural de Ribeirão Preto – CONPACC, 2009), bem como no âmbito Estadual pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo),conforme Resolução de Tombamento Nº53,de26/06/14.

REFORMAS URGENTES

O espaço da Catedral Metropolitana de São Sebastião é ativamente presente no cotidiano da comunidade local, trazendo, além das usuais celebrações religiosas, um expressivo calendário de eventos ao longo do ano. No entanto, situando-se à Praça da Bandeira, região central ribeirão-pretana, seu edifício vem sofrendo impactos estruturais decorrentes das vibrações provocadas pela intensa urbanização de seu entorno, uma realidade alarmante desde fins da década de 1980.

Atualmente, o uso de seu espaço vem sendo limitado em função de suas condições estruturais. A proposta deste projeto cultural surge, então, diante da notória relevância da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto como patrimônio cultural paulista. Sediando até os dias atuais o dinamismo da cultura local, sua salvaguarda, assume, portanto, uma significativa dimensão ao proporcionar a conservação não somente de um expressivo “espaço de memória”, mas de socialização e vivência da população ribeirão-pretana, tal qual um legítimo “patrimônio”.

Objetivando sua preservação através de ações voltadas ao seu reforço estrutural, traz como contrapartida não somente o favorável custo-benefício das modernas técnicas   que virão adotadas para a manutenção de sua conservação a longo prazo, mas, sobretudo, o retorno da plena e efetiva acessibilidade do amplo público que a torna um dinâmico centro irradiador da cultura paulista.

Por parte do proprietário a contrapartida foi a contratação da prestação de serviço de mão de obra especializada para a elaboração dos serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para elaboração do projeto executivo de arquitetura e restauro.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right