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Capoeira na Ginga da Inclusão - LS Nogueira

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Capoeira na Ginga da Inclusão

 

 

Projeto beneficia 100 crianças e adolescentes com deficiência intelectual entre 7 e 17 anos, matriculadas na APAE de Serra/ES e em situação de vulnerabilidade social. Conforme a trajetória histórica da APAE, observa-se a necessidade de projetos de valorização da cultura que estimule a socialização e o desenvolvimento da coordenação motora dos atendidos.

O objetivo é complementar a jornada pedagógica atendendo os usuários no contra turno escolar com a capoeira. O projeto também estimula a confecção dos próprios instrumentos e a participação dos alunos em festivais e apresentações.

 

A importância na inclusão

A prática oferece um ambiente de movimento e inclusão, reduzindo a ociosidade e estimulando o próprio desenvolvimento e autonomia. O ensino da capoeira para pessoas com deficiência representa oportunidade de integração entre diferentes áreas do conhecimento como história, tradições, educação física, música e cultura, além de valores como disciplina e trabalho em grupo. Proporciona, ainda maior habilidade motora.

A capoeira é uma atividade física que além de desenvolver a criatividade, possibilita a construção e reconstrução do pensamento, contribui para domínio do movimento corporal para a melhoria da percepção sensorial, do equilíbrio, do fortalecimento muscular e dos estímulos neurais.

 

 

Objetivos:

  • Trabalhar valores de integração, participação, iniciativa, solidariedade, respeito, presença, autoestima e inclusão social por meio das aulas, rodas de conversas e encontros;
  • Desenvolver a prática da capoeira jogo, estimulando a criatividade e a prática dos movimentos corporais;
  • Estimular e propiciar a autonomia e criatividade na confecção de seus próprios instrumentos musicais – berimbau, pandeiro, caxixi e atabaque – através de oficinas de construção;
  • Propiciar intercâmbio e conhecimento de outros capoeiristas de outras cidades, estados e países;
  • Participar de festivais e apresentações a fim de valorizar a manifestação cultural e promover o protagonismo;
  • Integrar família, escola e projeto a fim de contribuir para educação integral das pessoas com deficiência e fortalecer os vínculos familiares.

 

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